quarta-feira, 25 de março de 2020

Relatório da Missão 33 do Habitat Marte - 23 de março de 2020.


Membros da missão:
Davi Souza
Engenheiro-chefe

Cassiano Pereira da Silva
Executivo-chefe
cassianopereiraretratista@gmail.com

Prof. Julio Rezende
Comandante

Objetivo geral:
Desenvolver reflexões sobre vestes espaciais análogas (analog spacesuits).

Apresentação
Esta é a primeira missão da estação de pesquisa Habitat Marte pós-chegada do coronavírus no estado do Rio Grande do Norte. A missão 33 foi focada no desenvolvimento de vestes espaciais análogas (analog spacesuits). Realizou-se também o manejo de alface a ser transplantado para a estufa BioHabitat no Habitat Marte e o debate sobre artigos.

Atividades desenvolvidas na missão:
- avaliação de opções de desenvolvimento de vestes espaciais análogas (analog spacesuits);
- Monitoramento das mudas de alface;
- Avaliação da preparação de artigos para encontros.

23 de março de 2020
Horário
Atividades
8h30m-10h
- Início da missão;
- Criação de grupo de Whatapp;
- Apresentação da equipe;
- Levantamento de possíveis opções de materiais que poderiam ser utilizados.
8h30m-10h
- Identificação de possíveis fornecedores.
12h-14h
- almoço.
14h-14h30m
- Reunião virtual.
14h30m-18h
- Avaliação de possível configuração da veste espacial.
18h-19h
- Preparação do relatório.
19h-19h30m
- Jantar.
19h30m-20h30m
- Reunião virtual utilizando a plataforma Zoom
20h30m-22h30m
- Definição das características da nova veste espacial para o Habitat Marte.
22h20m-22h30m
- Encerramento.



Resultados e considerações finais
Aconteceu no dia 23 de março de 2020 a trigésima terceira missão da estação de pesquisa Habitat Marte. A equipe da missão 33 foi composta por Davi Souza (engenheiro-chefe), Cassiano Silva(executivo-chefe) o professor Julio Rezende(comandante). A missão teve como enfoque especial o desenvolvimento de uma veste espacial análoga (analog spacesuits).
Dada à necessidade do isolamento social como principal medida de prevenção da transmissão do coronavírus (COVID19), a população mundial passa a adotar novas rotinas e buscar novas soluções para dar continuidade às suas atividades cotidianas. 
Considera-se que o Habitat Marte pode ser um local de proteção contra uma possível ameaça externa. Contudo, à medida que alguém pode estar contaminado, não documentado ou sem os sintomas, ao participar de uma missão, pode haver a contaminação para os demais participantes, tendo em vista o funcionamento da missão em regime de confinamento. Esse é o risco: a participação de astronautas análogos que não foram identificados como tendo a doença COVID-19, assim como não manifestando os sintomas.
Nesse sentido, verificou-se a necessidade de pensar formas inovadoras de realização das missões do Habitat Marte. A forma contemplada e considerada entre os membros da missão 33 foi fazer uso de tecnologias de teletrabalho. Considerou-se o uso de ferramentas digitais para reuniões e conferências (Zoom, Hangouts, Meet, Discord, entre outros). Optou-se pelo uso do Zoom para telereunião e o Whatsapp para encaminhamentos diversos. 
                  Desse modo, a missão transcorreu com o uso do Whatsapp observando os encaminhamentos referentes ao desenvolvimento da veste espacial análoga (analog spacesuits)com uma reunião por videoconferência que ocorreu das 19h30m às 20h30m. Durante o período da missão os participantes realizaram afazeres e reuniões diversas no contexto individual de suas rotinas.
                  Como o Habitat Marte se trata de uma estação de pesquisa, foi decidido que durante as missões serão destinados momentos para propor trabalhos e objetos de pesquisas para serem divulgados em revistas acadêmicas e eventos, como por exemplo: 1)  Modelos para trabalhos que serão enviados para Poster Competition do ICES2020(Portugal); e 2) Desenvolver um fluxograma para os protocolos, auxiliando na ilustração das atividades a serem realizadas.
                  Durante a missão 33 do Habitat Marte, foram discutidos diversos aspectos referentes ao tema dos trajes espaciais (spaceSuits). Além das considerações apresentadas pelos membros, foram observadas as orientações para competições de trajes da CobrufEVA 2019.
Tópicos discutidos relacionados à veste espacial:
- Viabilidade de viseiras de acrílico ou plástico para possibilitar maior visibilidade;
- Refrigeração com bomba de água e mangueiras;
- Vestimenta com material impermeável e de fácil limpeza (com pano e álcool);
- Parte eletroeletrônica e baterias: posicionamento e peso;
- Strapbase: Mochilas ou case de plástico como case para os equipamentos;
- Visor com facilidade de limpeza, de forma a diminuir os riscos de contaminação.
- Luz de pisca alerta.
Para o desenvolvimento da vestimenta, verificou-se alguns aspectos a serem observados para o desenvolvimento do equipamento:
- características(o que estaria embutido),
- funcionalidades / vantagens,
- componentes técnicos / hardware,
- levantamento de custos pra esses componentes.
Não apenas nesta missão (33), mas de modo permanente, o Habitat Marte tem realizado  reuniões na modalidade virtual, em formato de Telemissão, dando continuidade ao desenvolvimento das pesquisas diversas, em especial para o mitigação da transmissão do coronavírus, com atenção no que se refere ao desenvolvimento de vestimenta que pode auxiliar no contato com pessoas doentes em tratamento, assim como medidas para autossustentabilidade em regime de isolamento, assim como os protocolos de funcionamento em regime de isolamento. A equipe de pesquisadores do Habitat Marte está prospectando possíveis financiamentos para a realização das variadas pesquisas com contribuição para a saúde mundial. Os pesquisadores continuam desenvolvendo suas pesquisas  de suas respectivas residências.
Mais informações sobre as missões e o Habitat Marte podem ser encontradas em www.HabitatMarte.com. Autores deste relatório: Prof. Julio Rezende (Comandante da missão) e Davi Souza(engenheiro-chefe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Report of Mission 39 in Habitat Marte

Days:  May 14 th -19 th , 2020. Members of the mission : Agnieszka Elwertowska (Poland) Commander Main station chief E-...