Wednesday, February 23, 2022

Evento na área de saúde espacial com Prof Thais Russomano, Rosirene Gessinger e Nelson Vinagre - 24/02/22 - 16h

 



Acontece nesta quinta-feira (24/02/22 ) evento na área de saúde espacial com 3 apresentações:

Palestra “Fisiologia Humana no Ambiente Espacial” – Prof. Prof Thais Russomano, MD, MSc, PhD

Palestra Space Motion Sickness – Rosirene Gessinger

Palestra Exercício Físico como Contramedida em Missões Espaciais – Nelson Vinagre


O LINK DO EVENTO NO ZOOM:

https://us02web.zoom.us/j/83190385343?pwd=dWNZTlBDWGdSa0l0c201QTgwbE9pdz09


A Profa. Thais Russomano graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Pelotas, Brasil (1985) e trabalhou em medicina interna e de emergência até 2005. Também possui mestrado em Medicina Aeroespacial - Wright State University, EUA (1991), e doutorado em Fisiologia Espacial - King's College London (1998). Trabalhou por 3 anos como Cientista Espacial no Instituto de Medicina Aeroespacial, Centro Aeroespacial Alemão (DLR) em Colônia, Alemanha, antes de fundar o Centro de Microgravidade, PUCRS, centro único de referência internacional no estudo da fisiologia espacial humana e biomédica espacial. engenharia, que coordenou por 18 anos. Thais está vinculada ao King's College London em diferentes cargos acadêmicos desde seu doutorado em 1994, tendo atuado no CHAPS, Faculty of Life Sciences and Medicine, King's College London, como Diretora Adjunta de Curso/ Professora Sênior do Mestrado em Fisiologia Espacial e Saúde curso (2009-2020). Além disso, é professora visitante na Aalto University, Finlândia, em Space & Design, Deggendorf Institute of Technology, European Campus, Alemanha, contribuindo para o Mestrado em Informática Médica, UFCSPA em Porto Alegre, Brasil, nas áreas de física humana. em ambientes extremos e saúde digital, e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em física espacial e medicina aeronáutica (CEMA). Ela também é diretora de três empresas privadas relacionadas ao espaço, InnovaSpace Ltd (Reino Unido), AstroBionix (Reino Unido) e ISMC, EUA. Thais tem mais de 30 anos de experiência em ensino e pesquisa nas áreas de Medicina Aeroespacial, Fisiologia Espacial, Biomedicina Aeroespacial, Engenharia Biomédica Aeroespacial e TeleSaúde e Saúde Digital, incluindo participação em mais de 200 eventos científicos com mais de 300 trabalhos científicos apresentados. Ela também é autora de livros, capítulos de livros e inúmeros artigos em suas áreas de especialização. Thais é Acadêmica Eleita da Academia Internacional de Aviação e Medicina Espacial (IAASM) e da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), pela qual atua no Conselho de Curadores (2019-2023) e nos Comitês Científico e de Publicação e Comunicação da IAA (2021-2023). Ela também é membro de associações e sociedades internacionais no espaço, aviação e telessaúde (ISfTeH), membro do conselho de empresas, revisora ​​de periódicos e atua como editora de revisão na Frontiers in Space Technologies, além de possuir patentes relacionadas a Space Life Sciences e Engenharia Biomédica Aeroespacial. Thais atuou como Mentora voluntária do Space4Women, uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA, 2020-2021).


Rosirene Gessinger  é médica especialista em Otorrinolaringologia, Medicina do Trabalho e Medicina Aeronáutica. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Residência Médica em Otorrinolaringologia (1993), Especialização em Medicina do Trabalho (1994). Mestrado em Engenharia Elétrica (PUCRS, 2005) e cursos de pós-graduação em Auditoria em Saúde (Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde, Porto Alegre, 2009), Gestão de Negócios em Saúde (Universidade Gama Filho, 2009), Perícia Médica (Faculdade de Ciências Médicas, Minas Gerais, 2012) e Medicina Aeroespacial (Universidade Estácio de Sá, São Paulo, 2018). Atuou no setor de saúde e aviação por mais de 30 anos, como: médico por 4 anos no SESI Porto Alegre; Professor da Universidade Luterana do Brasil por 7 anos; Otorrinolaringologista e Médico de Aviação da Fundação Ruben Berta/Varig por 6 anos; Auditor Médico da UNIMED Porto Alegre por doze anos; e Médico de Aviação da GOL Linhas Aéreas por 4 anos, até 2018. Atualmente trabalha na AZUL Brazilian Airline como médico ocupacional e de aviação. Membro da Aerospace Medical Association (AsMA), da International Airline Medical Association (IAMA), da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBMA) e da Sociedade Portuguesa de Medicina Aeroespacial (SMAPOR).

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Residência Médica em Otorrinolaringologia (1993), Especialização Medicina do Trabalho (1994), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005).

Pós-Graduação em Auditoria em Saúde (IAHCS/2009), Pós-Graduação em Gestão de Negócios em Saúde na Fundação UNIMED/ Universidade Gama Filho em 2009. Pós-Graduação em Perícia Médica, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 2012 e Pós Graduação em Medicina Aeroespacial na Universidade Estácio de Sá, São Paulo em 2018.

Trabalhou no SESI Porto Alegre em otorrinolaringologia ocupacional de 1993 a 1997. Foi professora da ULBRA Canoas/RS no curso de Fonaudiologia de 1994 a 2001.

Trabalhou como médica Otorrinolaringologista e Aviação na Fundação Ruben Berta - VARIG de 2001 a 2007, Auditora Médica na UNIMED Porto Alegre de 2007 a 2019 e como Médica do Trabalho e Aviação na GOL LINHAS AÉREAS SA, de 2014 a 2018. Atualmente é médica do Trabalho e Aviação na AZUL Linhas Aéreas Brasileiras desde 2018.


Prof Nelson Vinagre licenciou-se em Educação Física (UFRGS, 1998), com um mestrado em Ciências do Movimento (UFRGS, 2002), e é doutorado pela Universidade de Göttingen (2013), num programa conjunto com a Agência Aeroespacial Alemã (DLR).

 A sua tese de doutoramento centrou-se no estudo de esquiadores alpinos paralímpicos, os quais foram submetidos a testes fisiológicos numa passadeira e a um processo de avaliação, utilizando um túnel de vento para avaliar o desempenho físico e a resposta aerodinâmica. Os resultados obtidos beneficiaram a equipa de esqui através da compreensão de novos métodos de treino e adaptação de equipamentos, que poderiam ser aplicados não só a este desporto, mas também em ambientes ou situações extremas.

Nelson foi durante muitos anos professor universitário no Brasil, sendo responsável pela implementação e lecionação de disciplinas como Salvamento Aquático, Avaliação Antropométrica, Treinamento Físico e Formação Física. A sua carreira académica prosseguiu na Alemanha, na Faculdade de Desporto da Universidade de Göttingen, onde foi responsável pela disciplina de Métodos de Avaliação Física, com ênfase na prevenção e reabilitação. Colaborou, também, num projeto na área da Medicina Ocupacional, resultante de uma parceria entre a Universidade de Göttingen e o Sistema Alemão de Segurança Social.

 Entre 1988 e 2001, completou o curso de piloto privado, comercial e agrícola certificado, sendo agente de segurança de voo, no Brasil.


O evento é uma das atividades da Missão Espacial Análoga Virtual 103 que conta com a participação de pesquisadores com atuação em saúde e medicina espacial. A missão é organizada pela estação espacial análoga Habitat Marte e acontece de 20 de fevereiro a 4 de março de 2022.


Acompanhe os resultados da missão nas redes sociais seguindo @HabitatMarte. Siga também o canal www.youtube.com/HabitatMarte com mais de 400 vídeos.


Mais informações com o professor Julio Rezende através do e-mail: juliofdrezende@hotmail.com ou pelo whatsapp 84 99981-8160.


#Mars #Space #Astronaut #SpaceAnalog #NASA #HabitatMarte #Astronomia #Espaco #Marte #Saúde

No comments:

Post a Comment

Space Habitat Event - July, 1st-3rd 2022 – CALL FOR PAPERS

  Space Habitat Event - July, 1 st -3 rd  2022 – CALL FOR PAPERS Space Habitat Event  is an international event dedicated to debate the oper...