Monday, June 7, 2021

Missão 73 do Habitat Marte acontece em parceria com a Agência Espacial Brasileira - AEB

 


Hoje, 7 de junho de 2021, tem início a missão 73 da estação espacial análoga Habitat Marte em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB. Trata-se de uma missão virtual do Habitat Marte. O Habitat Marte é um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, sendo coordenado professor Julio Rezende do Departamento de Engenharia da Produção. 

Compõem a missão 73 do Habitat Marte, 26 estudantes e professores de escolas estaduais, institutos federais, universidades, faculdades e instituições públicas e privadas de vários estados brasileiros e também uma estudante internacional da Embry-Riddle Aeronautical University (Flórida).

As missões organizadas pelo Habitat Marte já tiveram mais de 300 participantes de 29 países. Nas missões virtuais é discutido e imaginado como pode funcionar uma futura estação em Marte, discutindo-se vários aspectos como: produção de alimentos, geração de energia, saúde, psicologia, gestão, engenharia, exploração espacial, segurança, foguetes, entre outros temas de educação e pesquisa.

Na parceria, a Agência Espacial Brasileira – AEB foi responsável pela divulgação das inscrições contribuindo para mais de 90 inscritos para essa missão de vários lugares e até do exterior e o Habitat Marte é responsável por todos os detalhes operacionais da missão.

A estação espacial análoga Habitat Marte mantém suas instalações na zona rural de Caiçara do Rio do Vento, no estado do Rio Grande, tendo suas pesquisas voltadas para a autossustentabilidade no ecossistema caatinga, verificando paralelos sobre como a sustentabilidade pode ser encontrada em futuras operações de exploração de Marte e Lua, observando: a geração de energia, a gestão de água e esgoto e a produção de alimentos em sistemas fechados.

Mais detalhes sobre o funcionamento das missões podem ser encontradas no perfil do Twitter e Instagram @HabitatMarte em www.habitatmarte.com, no canal do Youtube www.youtube.com/HabitatMarte ou com o coordenador Prof. Julio Rezende (84 99981-8160).

         O link de divulgação da missão encontra-se neste link: 

https://www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/inscricoes-abertas-para-missao-espacial-analoga-do-projeto-habitat-marte

No comments:

Post a Comment

Space Habitat Event - July, 1st-3rd 2022 – CALL FOR PAPERS

  Space Habitat Event - July, 1 st -3 rd  2022 – CALL FOR PAPERS Space Habitat Event  is an international event dedicated to debate the oper...