Thursday, May 14, 2020

Acontece a 39a missão no Habitat Marte - de 14 a 18 de maio de 2020


Está acontecendo na estação de pesquisa espacial análoga Habitat Marte a 39ª missão, de 14 a 18 de maio de 2020. Na 39ª edição, temos participantes da Europa, América Latina e África (Somália, Zimbábue, Brasil, Polônia, Nigéria e Estados Unidos).
Os membros da missão 39 são Agnieszka Elwertowska (Polônia), Julio Rezende (Brasil), Ahmed Abdi (Somália), Ruvimbo Samanga (Zimbábue) e Anne Agi (Nigéria). A missão apresenta os seguintes pesquisadores convidados: Davi Souza (Brasil) e Eva Blaisdell (Estados Unidos).
Alguns fatos interessantes da 39ª missão: esta é a primeira missão comandada por uma mulher; com mais mulheres que homens e o primeiro com mais participantes da África.
Esta missão virtual é sobre sustentabilidade em habitats espaciais. Durante a missão são discutidas questões operacionais e de pesquisa relacionadas à gestão de habitats espaciais, empreendedorismo, produção de alimentos, saneamento (abastecimento de água, esgoto e resíduos) e educação.
Observou-se que a pandemia de COVID-19 dificultava o desenvolvimento de missões presenciais no Habitat Marte, considerando a possibilidade de disseminação da doença se um dos participantes estivesse infectado transmitindo para outro.
Com base nesse cenário, uma proposta de inovação para a continuidade do Habitat Marte foram as missões virtuais. As últimas cinco missões já ocorreram de acordo com essa metodologia.
Em missões virtuais, os participantes são convidados a operar em atividades remotas relacionadas aos protocolos Habitat Marte e temas de pesquisa associados ao espaço e à sustentabilidade, observando como o Habitat Marte contribuiria para soluções relacionadas ao isolamento durante os tempos de coronavírus. Percebemos que as ações do Habitat Marte podem apresentar diretrizes para esse momento desafiador.
No Brasil, no semiárido do Rio Grande do Norte, está operando a estação de pesquisa analógica Habitat Marte de Mars. A estação Habitat Marte é o único habitat analógico de Marte em operação no hemisfério sul. Desde dezembro de 2017, ocorreram apenas 38 missões com 1300 horas, 130 participantes e mais de 80 dias. Durante as missões de simulação, os astronautas analógicos seguem protocolos e rotinas de uma estação espacial. Em Atividades Extraveiculares (EVA) são usados trajes espaciais para simular a paisagem de Marte ou Lua.
Mais informações sobre o Habitat Marte:www.HabitatMarte.com
wwww.facebook.com/HabitatMarte

No comments:

Post a Comment

Space Habitat Event - July, 1st-3rd 2022 – CALL FOR PAPERS

  Space Habitat Event - July, 1 st -3 rd  2022 – CALL FOR PAPERS Space Habitat Event  is an international event dedicated to debate the oper...