terça-feira, 28 de abril de 2020

HABITAT MARTE LANÇA UMA MISSÃO INTERNACIONAL COM PARTICIPANTES DE 6 PAÍSES DIFERENTES



Acontecerá de 30 de abril a 4 de maio de 2020 uma missão internacional na estação espacial análoga Habitat Marte. Na 37ª edição, os participantes são da Europa, América Latina e África (França, Polônia, Grécia, Angola, Brasil e Argentina).
Os membros da missão 37 são Julio Rezende (Brasil), Eldridge de Melo (França / Angola), Agnieszka Elwertowska (Polônia), Maria Kondoyanni (Grécia), Arturo Escobar (Argentina), Marco Romero (Angola) e Davi Souza (Brasil).
Na missão virtual serão abordadas pesquisas interdisciplinares aplicadas à sustentabilidade em habitats espaciais. Durante a missão serão discutidas atividades operacionais e de pesquisa relacionadas à gestão de habitats espaciais, produção de alimentos, saneamento (abastecimento de água, esgoto e resíduos), energia e educação.
Observou-se que a pandemia do COVID-19 dificultava a realização de missões no Habitat Marte, considerando a possibilidade de disseminação da doença com um participante realizando a transmissão para outro. Em vista desse cenário, uma inovação proposta para a continuidade do Habitat Marte foi as missões virtuais. As missões 33, 34, 35 e 36 (março a abril de 2020) já ocorreram de acordo com essa metodologia. A missão 36 também foi transmitida a todos na internet.
Em missões virtuais, os membros são convidados a participar de atividades remotas relacionadas aos protocolos Habitat Marte e temas de pesquisa associados ao espaço e à sustentabilidade, observando como a estação de pesquisa contribuiria para soluções relacionadas ao isolamento durante o período do coronavírus. Percebemos que as ações dessa iniciativa educadora são um bom exemplo para esse momento desafiador.
No Brasil, no semiárido do Rio Grande do Norte, está operando a estação de pesquisa espacial análoga Habitat Marte. A estação é o único habitat análogo à Marte em operação no hemisfério sul. Desde dezembro de 2017 está completando 37 missões com mais de 1000 horas, 120 participantes e mais de 80 dias. Durante as missões de simulação, os astronautas análogos seguem protocolos e rotinas de uma estação espacial. Em Atividades Extraveiculares (EVA) são usados trajes espaciais para simular a paisagem de Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relatório da Missão 49 do Habitat Marte - 30 de agosto a 12 de setembro de 2020.

  Relatório da Missão 49 do Habitat Marte   Período:  30 de agosto a 12 de setembro de 2020.   Membros da missão : Prof. Julio Rezende Chefe...