Thursday, February 27, 2020

HABITAT MARTE - RELATORIO MISSAO 29 - 21 e 22 de fevereiro de 2020

Período: 
21 e 22 de fevereiro de 2020.

Local: 
Habitat Marte – Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS) – Caiçara do Rio do Vento – RN – Brasil.

Membros da missão:
Davi Alves Feitosa de Souza
Executivo-chefe.

Dalmo Múcio Silva dos Santos
Cientista-chefe
E-mail: dalmomucio@gmail.com

Sarah Carla Gomes de Campos
Assistente de engenharia

Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende
Comandante da missão

Objetivo geral:
- Construção do Deep Water Culture Aquaponic Unit (DWC).

Apresentação
Na missão 29 desenvolvida em 21 a 22 de fevereiro de 2020 realizou-se a ampliação do BioHabitat e a construção do novo sistema de aquaponia Deep Water Culture Aquaponic Unit (DWC). 

Atividades desenvolvidas na missão:
- Construção do novo sistema de aquaponia Deep Water Culture Aquaponic Unit (DWC);
- Organização do Dormitório/ sala de pesquisa;
- Recepção de estudantes do IFRN, UFRN e da cidade de Caiçara do Rio do Vento.

21 de fevereiro de 2020
Horário
Atividades
17h-18h
- Início da missão;
- Descarregamento dos itens da missão;
- Organização do espaço físico;
- Acionamento do ar condicionado.
18h-19h30m
- Organização e avaliação do dormitório/sala de pesquisa que agora funciona com ar condicionado.
19h30m-21h
- Debate sobre elaboração de artigos.
- Preparação do relatório 
21h-21h20m
- Preparação do jantar.
21h20m-21h45m
- Jantar: pão, ovo com sardinha, bolacha de Jucurutu, limonada e pasta de amendoim.
22h-23h30m
- Organização do MarsLab.

22 de fevereiro de 2020
Horário
Atividades
5h30m
- Despertar e preparação do relatório.
- Temperatura interna do Habitat: 26,9 oC;
- Umidade relativa interna do Habitat: 73%.
5h30m-6h30m
- Preparação do café da manhã.
6h30m-7h
- Café da manhã.
7h-8h
- Levantamento de atividades a serem desenvolvidas
8h-12h30m
- Construção do sistema de aquaponia Deep Water Culture Aquaponic Unit (DWC).
12h30m-13h
- Preparação do almoço
- Temperatura interna do Habitat: 32,2 oC;
- Umidade relativa interna do Habitat: 54%.
13h-13h30m
- Almoço.
13h30m13h45m
- Limpeza do Habitat Marte.
13h45m-14h20m
- Termino da instalação da iluminação da área ampliada do Habitat Marte.
14h20m-14h30m
- Preparação para o encerramento da missão.
14h30m
- Encerramento da missão.

Resultados e considerações finais
                  A missão 29 na estação de pesquisa Habitat Marte, na zona rural cidade de Caiçara do Rio do Vento, Rio Grande do Norte, aconteceu nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2020. Foi a terceira missão  no ano de 2020.
A equipe da missão 29 foi composta por Davi Souza(Executivo-chefe da missão), Dalmo Santos (cientista-chefe), Sarah Campos(Assistente de engenharia) e Julio Rezende(comandante). A missão teve uma carga horária de 21 horas.
Durante a missão foi iniciada a construção do Deep Water Culture Aquaponic Unit (DWC) coordenada pelo pesquisador Dalmo Santos.
O local registra os benefícios advindos da expansão do BioHabitat em 33 metros de área. O BioHabitat está passando de uma área de 12 metros de área para 45 metros. Parte dessa área acomodará o Deep Water Culture Aquaponic Unit (DWC), assim como duas sementeiras. O local será ainda integrado ao canteiro econômico. 
                  Durante o sábado foi recebido uma visita de estudantes do IFRN, UFRN e da cidade de Caiçara do Rio do Vento. Na oportunidade da visita professor Julio Rezende falou do desafio do Habitat Marte funcionar conforme um conceito de autossustentabilidade. Desse modo, necessitamos produzir o próprio alimento que será consumido nas missões de simulação espacial; gerar a própria energia; tratar o esgoto e captar e armazenar a água da chuva que é utilizada durante as missões, recurso esse fundamental para a produção de alimentos. 
Também foi apresentado aos estudantes a importância de se valorizar a atividade do produtor rural e a necessidade de incorporar inovações como é o caso da aquaponia que possui papel de produzir alimentos com maior economia de água. Dalmo Santosdestacou o papel do produtor rural familiar em atividade na zona rural de Caiçara do Rio do Vento. Enfatizou que o produtor rural familiar deve ser valorizado, sendo o agronegócio a principal atividade econômica brasileira. 
O encontro entre os estudantes e os pesquisadores do Habitat Marte mostra que o Habitat Marte cumpre o seu papel de transferir conhecimentos e tecnologias para produtores rurais, estudantes e professores cumprindo o seu papel de contribuir para a erradicação da pobreza (ODS 1); combate da fome (ODS 2); promoção de educação de qualidade (ODS 4); promoção de trabalho e crescimento econômico (ODS 8) e colaboração para o desenvolvimento de uma comunidade mais sustentável (ODS 13). Percebe-se assim uma vasta colaboração do Habitat Marte para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foi feito convite para os estudantes participarem de missões no Habitat Marte. Davi Souzaapresentou o funcionamento do BioHabitat e o sistema de aquaponia.
                  Sarah Camposé estudante de Ciência e Tecnologia na UFRN. Durante a missão desempenhou várias tarefas. É muito importante a participação feminina nas missões, principalmente jovens estudantes. O encorajamento a adolescentes a participar de atividades científicas se relaciona ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero. 
O Habitat Marte teve significativas melhorias desde a última missão: incorporação de um ar condicionado inverter no dormitório/ sala de pesquisa. Nesse ambiente foi incorporado mais uma cama, tendo condições de acomodar hoje de 5 a 6 pessoas. Também foi organizado um bureau utilizado como mesa de reuniões. O ar condicionado trouxe grande conforto para a equipe. 
Mais informações sobre as missões e o Habitat Marte podem ser encontradas em www.HabitatMarte.com.

Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende (Comandante da missão) - Habitat Marte – www.HabitatMarte.com.

No comments:

Post a Comment

Space Habitat Event - July, 1st-3rd 2022 – CALL FOR PAPERS

  Space Habitat Event - July, 1 st -3 rd  2022 – CALL FOR PAPERS Space Habitat Event  is an international event dedicated to debate the oper...