Sunday, November 10, 2019

Saturday, November 9, 2019

Relatório da Missão 23 do Habitat Marte - 8 e 9 de novembro de 2019



Período: 
8 a 9 de novembro de 2019.

Local: 
Habitat Marte – Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS) – Caiçara do Rio do Vento – RN – Brasil.

Membros da missão:
Dalmo Múcio Silva dos Santos
Comandante da missão
E-mail: dalmomucio@gmail.com

Davi Alves Feitosa de Souza
Engenheiro-chefe.

Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende
Executivo-chefe

Objetivo geral:
Avaliação da ampliação das áreas de cultivo.

Apresentação
Na missão 23 elaborou-se resumos para o 50th International Conference on Environmental Systems (ICES). Realizou-se o manejo do BioHabitat; foram avaliadas  opções de ampliação da área de cultivo do BioHabitat e discutiu-se delineamentos e oportunidades de pesquisas para o ano de 2020.

Atividades desenvolvidas na missão:
- Elaboração de resumos para o 50th International Conference on Environmental Systems (ICES);
- Monitoramento e manejo do BioHabitat;
- Realização de caminhada para reconhecimento de área que pode vir a funcionar o complexo aeroespacial, área que pode vir a ser utilizada para testes de foguetes, drones e rovers;


8 de novembro de 2019
Horário
Atividades
22h-22h40m
- Atividade pré-missão;
- Início da missão no Habitat Marte;
- Transporte dos materiais.
22h20m-0h
- Preparação de resumos para o 50th International Conference on Environmental Systems (ICES).

9 de novembro de 2019
Horário
Atividades
0h-2h40m
- preparação de artigos para o congresso ICES 2020;
- reflexão sobre educação em espaço e sustentabilidade;
- Temperatura interna do Habitat: 27,7 oC.
2h30m-2h40m
- Preparação para dormir.
- Temperatura interna do Habitat: 27,7 oC.
6h20-7h
Despertar e realização de análises e ajustes no BioHabitat
7h-7h30m
Café da manhã.
7h30m-8h
Avaliação de oportunidades de pesquisas.
7h45m
- Temperatura interna do Habitat: 28,2 oC. 
- Umidade relativa interna do Habitat: 59%.
8h-8h45m
Atividade Extraveicular: exame de formações rochosas na região.
8h45m-8h50m
Visita ao MarsLab.
8h50m-9h
Realização de análises no BioHabitat.
9h-11h
Realização da biometria do BioHabitat e levantamentos diversos.
11h-12h
Levantamento de oportunidades de pesquisas futuras.
12h
- Encerramento da missão.


Resultados e considerações finais
Aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro de 2019 a vigésima terceira missão na estação de pesquisa Habitat Marte, na cidade de Caiçara do Rio do Vento, Rio Grande do Norte. A equipe da missão 22 foi composta por Dalmo Santos(Chefe da missão), Davi Souza(engenheiro-chefe da missão) o professor Julio Rezende(executivo-chefe). A missão teve um enfoque especial a avaliação da ampliação do BioHabitat.
Durante o percurso de chegada ao Habitat Marte discutiu-se vários aspectos relacionados à aquaponia e os cuidados que devem existir para que se tenha um equilíbrio no fornecimento de nutrientes no sistema.
A missão teve uma carga horária de 14 horas, existindo alguns aspectos que dificultaram a realização de uma missão mais prolongada. Contudo, a missão apresentou importantes contribuições em termos de estudos e realização de futuras pesquisas.
Como sugestão para a próxima missão sugere-se uma parada de manutenção e limpeza do sistema hidráulico do BioHabitat, tendo em vista a necessidade de se promover uma maior segurança e melhor funcionamento do sistema.
Uma grande realização foi identificar a operacionalização de uma possível nova linha de atuação do Habitat Marte: o programa educacional: Habitat Marte Educational Program (HMEP), com o desafio em transformar jovens em futuros especialistas espaciais. Reflexões também sobre a educação em Marte, como ela poderá ocorrer e que tipos de tecnologias e metodologias podem dar este suporte. 
São orientações para as próximas missões:
- Correção / Restituição da terra do canteiro econômico e implantação do sistema de automação;
- manutenção preditiva do BioHabitat;
- reflexão sobre o redesenho do futuro sistema de aquaponia com implantação dos sistemas dos tipos NFT, DWC e aeroponia, modalidades essas que servirão de objeto de pesquisas futuras;
- ver possibilidade de aquisição de novos sensores e métodos de monitoramento (pluviômetro, anemômetro ou estação de meteorologia) de dados ambientais do Habitat Marte. Verificou-se uma baixa umidade, chegando a atingir apenas 36%, a menor já registrada;
- início da preparação do planejamento de 2020 e atividades para 2020.1;
- levantamento de possíveis parcerias futuras.
As missões nos habitats de simulação espacial, como o Habitat Marte, e nos futuros habitats espaciais servem para avaliar possíveis grandes impactos que podem existir nas relações familiares, nos relacionamentos com as pessoas que encontram-se distantes. Esse pode ser um grande desafio para as missões espaciais e análogas.
Todas as missões têm importantes ensinamentos. Esta missão apresentou também características especiais à medida que se delineia linhas de atuação futura do Habitat Marte.
Mais informações sobre as missões e o Habitat Marte podem ser encontradas em www.HabitatMarte.com.

Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende (chefe-executivo),Dalmo Santos(Comandante da missão) eDavi Feitosa (engenheiro-chefe da Missão) - Habitat Marte – www.Habitatmarte.com.

Tuesday, November 5, 2019

A estação espacial Habitat Marte é apresentada no Museu do Amanhã



A estação de pesquisa Habitat Marte é tema de palestra no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro. A apresentação ocorre no dia 6 de novembro. A palestra intitulada Marte e semiárido: desafios à sustentabilidadeconvida a se refletir sobre a produção sustentável de alimentos em regiões sob ameaça climática no planeta, como é o caso da caatinga brasileira, em especial o sertão do Rio Grande do Norte, onde funciona o Habitat Marte na cidade de Caiçara do Rio do Vento à 100 km de Natal, na BR 304.
A estação Habitat Marte tem como desafio funcionar como um ambiente circular no qual é realizada a produção de alimentos, reciclagem de resíduos, produção da própria energia, coleta, gestão e tratamento da água e tratamento e reuso de águas rediduais. Tais conceitos e os protocolos desenvolvidos na estação são aplicados em habitats espaciais.
Soluções encontradas no Habitat Marte, como a operacionalização de tecnologias sociais a exemplo da aquaponia, de estufa e canteiro econômico, podem colaborar para  o combate à fome e pobreza, aspectos esses relacionados aos desafios a serem enfrentados através da operacionalização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
A palestra explora sobre como o compartilhamento de ideias geradas no Habitat Marte através de relatórios, pesquisas e palestras pode despertar o interesse pela ciência de crianças e jovens. O Habitat Marte está construindo uma parceria voltada à divulgação científica com o Museu do Amanhã.
Mais informações sobre o Habitat Marte podem ser encontradas em:www.HabitatMarte.comou através do Whatsapp: 99981-8160.

Informações sobre a palestra na página do Museu do Amanhã:
https://museudoamanha.org.br/pt-br/evento-marte-e-semiarido-desafios-a-sustentabilidade

About Habitat Marte Space Analog Station

  Habitat Marte  space analog station station is located in Brazilian semiarid, in rural area of Caiçara do Rio do Vento, 100 km from capita...