Período:
27 a
28 de abril de 2018.
Local:
Habitat
Marte – Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do
Semiárido (NUPECS) – Caiçara do Rio do Vento – RN – Brasil.
Participantes
e funções
Dhiego Souto Andrade
Executivo chefe da Missão
dsouto49@gmail.com
Francisco Diogo
Medeiros do Monte
Agrônomo-chefe
diogomedeirosmonte@hotmail.com
Prof. Julio Francisco
Dantas de Rezende
Comandante da Missão
E-mail: juliofdrezende@hotmail.com
Objetivo
geral:
Desenvolvimento
e melhoria de Sistemas de Apoio à Vida.
Atividades
a serem desenvolvidas na missão:
-
Preparação das bancadas da estufa BioHabitat;
-
Pesquisa e avaliação da câmara de descompressão;
-
Pesquisa e desenvolvimento de sistemas de suporte ao funcionamento da estufa
(BioHabitat);
-
Avaliação e desenvolvimento dos sistemas de coleta de água de chuva;
-
Avaliação do sistemas de tratamento de efluentes;
- Manutenção
dos Módulos Autônomos de Resfriamento Sustentável (MARS) em Atividades
Extraveiculares (EVA);
-
Avaliação dos Módulos Autônomo de Resfriamento Sustentável (MARS) em Atividades
Extraveiculares (EVA);
-
Avaliação da experiência das Atividades Intraveiculares;
-
Observação astronômica (caso exista condições de visibilidade);
-
Coleta e análise de solo (caso exista condições técnicas para a coleta);
-
Avaliação das condições de funcionamento em condições de chuva;
-
Desenvolvimento de marca/ identidade visual da missão 3;
-
Identificação de oportunidades de melhoria da estação de pesquisa Habitat
Marte;
- Elaboração de relatórios da missão.
27
de abril de 2018
Horário
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Eventos
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14h30m
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Encontro
na Av. Salgado Filho
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14h40m
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Parada
no Nordestão para comprar alimentação
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15h12m-15h20m
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Parada
no Sam’s Club para comprar pilhas AAA
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15h37m-15h50m
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Parada
na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ)
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17h
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Chegada
em Caiçara do Rio do Vento (RN)
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17h20m
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Chegada
ao NuPECS e transporte dos mantimentos
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17h30m
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Acomodação
dos participantes na estação
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17h40m
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Porta do Habitat Marte fechada, início
da simulação;
- orientações sobre a acomodaçãoo;
- Orientações quanto à reciclagem;
- Verificação dos mantimentos;
- Alocação dos frios na geladeira e
- checagem dos utensílios como panelas,
jarras e copos;
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18h
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- Preenchimento do questionário inicial
sobre a experiência de sustentabilidade no Habitat Marte.
- Temperatura interna do Habitat: 30,6
°C;
- Umidade relativa interna do Habitat: 71%.
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18h10m-19h
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Observação astronômica. Observação
de satélites. Experiência avaliada como positiva com registro de um satélite
avistado e observação de crateras lunares
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19h
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Retorno ao Habitat
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19h-20h
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Preparação do jantar:
- Prato principal: macarronada com atum
e sardinha e molho de tomate;
- Bebidas: suco de limão.
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20h-20h30m
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Levantamento de melhorias para as
próximas missões.
Foram identificadas algumas variáveis a
estarem sendo observadas em todas as missões:
- quant. De alimento
-
quant. De água
-
horas de sono
-
temperatura (amostras: 18h, 22h, 7h, 12h, 16h)
umidade
(amostras: 18h, 22h, 7h, 12h, 16h)
-
quant. De banhos
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20h30m-20h50m
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Reparo das soldas dos fios dos Módulos
Autônomos de Resfriamento Sustentável (M.A.R.S.)
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20h50m-21h20m
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- Avaliação de parcerias de
fortalecimento do Habitat Marte
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21h40m-22h
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- Temperatura interna do Habitat: 28,5
°C;
- Umidade relativa interna do Habitat: 76%.
- Banho e preparação para dormir.
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22h
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- Tripulação recolhida para dormir.
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28
de abril de 2018
Horário
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Eventos
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4h30-4h55m
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- Tripulação acordou.
- Preparação do café da manhã
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4h55-5h55m
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- Temperatura interna do Habitat: 26,6
°C;
- Umidade relativa interna do Habitat: 80%.
Café da manhã:
- Pão de forma integral com queijo de
coalho;
- ovo cozido;
- Café.
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5h55m-6h25m
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- Preparação para Atividade
Extraveicular
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6h25-6h50m
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- Atividades de alongamento e
aquecimento. 12 diferentes exercícios de alongamento e aquecimento.
Ombro, nuca, pescoço, braço, antebraço,
tronco, panturrilha, batata, coxa, tornozelo, joelho.
Batimento
cardíaco em repouso: (Atividade Intraveicular): 88 BPM
Melhoria da metodologia de
avaliação do M.A.R.S. :
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6h50m-7h10m
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Definição de Protocolo de atividades de
alongamento e aquecimento.
Definição de orientações sobre o preparação
e carregamento dos Módulos Autônomos de Resfriamento Sustentável (M.A.R.S.)
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7h10m
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Ida para a câmara de descompressão
Temperatura interna: 26,7 °C
Umidade relativa: 79%
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7h10m-7h15m
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Momento na câmara de descompressão
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7h15m-7h25m
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Início da Atividade Extraveicular
Saída da câmara de descompressão
Avaliação das condições exteriores
Registro fotográfico
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7h25m-8h43m
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Atividade Extraveicular
- registro fotográfico de mudança de
vegetação com as chuvas (flora e fauna) e visita às instalações do NUPECS,
Batimento
cardíaco mais elevado: 131 BPM,
Calorias
gastas na Atividade Extraveicular: 200 calorias.
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8h43m-8h48m
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Momento na câmara de descompressão
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8h48m-9h30m
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Atividades pós-veicular
Preparação de relatórios
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9h30m-10h30m
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- Lanche: doce de goiaba de Dona Salete,
pão integral, café e melancia.
- Descanso.
- Preparação de relatório da missão pelo
comandante
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10h30m-11h
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- Planejamento para a reforma do
BioHabitat
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11h-16h
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- Reforma do BioHabitat
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16h-16h30m
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- Preparação do almoço e banho
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16h30m-
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Preparação para sair da estação e volta
à Natal.
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17h25m
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Saída do Habitat Marte
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A
equipe voltou da Atividade extraveicular (EVA 1) de 1h30m muito cansada. Em
minha experiência pessoal foi muito importante lanchar e descansar. Foi marcado
um tempo de repouso de 30 minutos para recuperação dos membros.
Foi
realizada avaliação da câmara de descompressão considerando os seguintes
aspectos:
- temperatura,
- espaço/ tamanho,
- iluminação,
- facilidade de movimentação
e saída,
- segurança patrimonial,
- segurança física,
- experiência psicológica.
A câmara de descompressão possui a dimensão de 1,94
x 1,18, compreendendo 2,28m2. O portal de acesso tem uma altura de
1,67. São proposições de melhoria para a câmara de descompressão:
- utilizar o tema espacial
na decoração câmara;
- apresentar informações de
orientações e cuidados quanto à altura altura
do teto;
- instalar iluminação.
5 horas (11h-16h) foram investidas na preparação da
estufa do Habitat Marte. Esse é um dos grandes resultados da missão.
Orientações:
- o componente da bateria
deve ser fixado na tampa da câmara de resfriamento.
- o componente da bateria
deve ser fixado na tampa da câmara de resfriamento;
- providenciar local na
estação para carregamento das baterias dos módulos;
- providenciar álcool ou
outro produto para limpeza do visor do capacete;
- providenciar flanela
específica para limpeza dos visores;
- ver melhor identificação
do botão de acionamento no M.A.R.S.;
- ver e avaliar armadilhas
para moscas;
- ter lista de verificação
de imagens que precisam ser feitas para documentar a missão;
- conseguir cadeiras novas
padronizadas ou trocar as proteções de borracha;
- colocar telhas plásticas
no teto da câmara de descompressão;
- criar 3 placas redondas
como janelas: paisagem de Marte/ paisagem do sertão e outra imagem para ser
colocada no teto, representando o céu;
- estabelecer a parceria com
a Mars Society.
Considerações finais
Esta
talvez tenha sido a última missão sem acesso a internet. Considero que tenham
havido benefício nessas três primeiras missões não ter havido acesso a
internet, pois isso gerou um grau de imersão muito intenso, propiciando a
realização de uma grande variedade de atividades. Fico imaginando como eu mesmo
(Julio) me distrairia com Whatsapp e Facebook. O acesso a internet foi um
aspecto que prejudicou a missão 182 no MDRS. Não sei como se comportarão as
próximas missões com o acesso a internet.
O
grande destaque da missão foram as atividades intraveiculares relacionadas a
importantes ideias e inovações que foram imaginadas pela equipe da missão 3:
- Protocolo das Atividades
Extraveiculares
- Protocolo de exercícios de
aquecimento e alongamento. Sugere-se a impressão de quadros a serem fixados nas
paredes com a ordem dos exercícios a serem realizados.
A alimentação foi percebida
como um importante elemento de qualidade de vida.
Durante
a missão 3, percebeu-se a oportunidade de melhoria da metodologia de avaliação do M.A.R.S.,
incluindo o item Resfriamento do M.A.R.S..
O
tempo estava nublado o que permitiu melhor conforto térmico nas atividades
extraveiculares. Foi a primeira missão que registrou chuva.
Sugere-se
uma Atividade Extraveicular noturna para verificar o conforto térmico nesse
período.
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