O HABITAT MARTE, estação de
pesquisa sobre Marte, torna publica a abertura de processo seletivo para seleção
da primeira equipe que será composta por 4-5 pesquisadores. As datas de
realização das missões são as seguintes:
Missão 02 - 19-21/01/2018
Missão 03 - 27-28/04/2018
Missão 04 - 25-27/05/2018
Missão 05 - 15-17/06/2018
Missão 06 - 20-22/07/2018
Missão 07 - 17-19/08/2018
Missão 08 - 21-23/09/2018
Missão 09 - 19-21/10/2018
Missão 10 - 09-11/11/2018
Missão 11 - 07-09/12/2018
Cada missão tem a duração
de 48 horas, tendo início às 17 horas de uma sexta-feira e com término no mesmo
horário no domingo.
1. SOBRE A ESTAÇÃO DE
PESQUISA HABITAT MARTE: funciona no Núcleo de Pesquisa em Engenharia,
Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS), com sede no município de
Caiçara do Rio do Vento(RN) – Brasil, a 100 km de Natal. Mais informações sobre
o Habitat Marte podem ser obtidas em: www.HabitatMarte.Blogspot.com.
2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO: O sistema de seleção da
HABITAT MARTE foca na identificação de candidatos que apresentem o seguinte
perfil:
- estar em boas condições
físicas e de saúde;
- interesse pela atividade
de pesquisa sobre espaço, Marte, sustentabilidade e o semiárido, com capacidade
de elaborar um projeto de investigação de curta duração (48 horas); e
- apresentar perfil para
trabalhar em ambientes confinados e em equipe.
3. DOS OBJETIVOS DO HABITAT MARTE: estimular, apoiar e
promover a educação espacial, a pesquisa sobre a sustentabilidade em Marte e o
semiárido, o desenvolvimento, transferência de tecnologia, a transformação de
ideias em produtos no campo das engenharias.
4. DOS OBJETIVOS DAS MISSÕES NO HABITAT MARTE:
É possível que as equipes uma grande variedade de missões
na estação de pesquisa Habitat Marte:
1) Pesquisas na área de
geologia;
2) Pesquisas na área de
biologia;
3) Desenvolver tecnologias
relacionadas com o abastecimento de água, comida, abrigo e roupas aplicadas à
Marte e regiões áridas do planeta Terra.
4) Desenvolver tecnologias
para estar operando em Marte e apoiar a habitabilidade no planeta vermelho;
5) Pesquisas que examinem o
funcionamento do corpo humano e traga resultados sobre a saúde dos
participantes da missão;
6) desenvolver ou testar
tecnologias que sejam transferíveis para comunidades afetadas pelas mudanças
climáticas (secas e temperaturas severas);
7) Pesquisas na área
aeroespacial e astronomia;
8) Desenvolver pesquisas na
área de psicologia que avaliem aspectos comportamentais como: liderança,
trabalho em equipe, relacionamento, habilidades de comunicação, criatividade, entre
outros aspectos.
9) Propor atividades de
extensão que possam ser desenvolvidas com a comunidade (em especial estudantes
de ensino fundamental e médio) de
Caiçara do Rio do Vento com foco em mudanças de atitudes dos estudantes em
relação à ciência e despertar de uma consciência de percursos universitários e
oportunidades para as carreiras científicas.
10) Desenvolver atividades
que apoiem a estruturação dos processos organizacionais e operacionais da estação
de pesquisa Habitat Marte;
11) Refletir sobre da
Agenda para o Desenvolvimento Sustentável e as novas práticas em regiões áridas
e semiáridas relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
trazendo a colaboração com o ambiente, a sociedade e a economia dos
territórios;
12) Desenvolver outras
pesquisas nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e
sustentabilidade pessoal.
5. ATIVIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS NA ESTAÇÃO DE PESQUISA HABITAT MARTE
Na
estação de pesquisa Habitat Marte serão desenvolvidas Intra Vehicular Activities (IVA), Extra
Vehicular Activites (EVA), monitoramento
dos sistemas da estação de pesquisa, assim como atividades de pesquisa. As Intra Vehicular Activities (IVA) são realizadas
no interior da estação de pesquisa. Extra
Vehicular Activites (EVA) são desenvolvidas
no exterior da estação de pesquisa. É
obrigatório que as atividades desenvolvidas fora da estação façam uso de roupas
especiais.
6. DAS VAGAS
6.1. Estão sendo abertas
através deste Edital, vagas para pesquisadores-astronautas que irão
desenvolver atividades operacionais na Habitat Marte e atividades de pesquisa
durante o período de realização da missão que acontecerá conforme cada um dos
períodos específicos apresentados no calendário das missões no item 7.
6.2. Cada equipe poderá ter
de 3 (três) a 5 (cinco) membros, podendo um desses membros ser o coordenador da
estação de pesquisa Habitat Marte.
7. CALENDÁRIO DAS MISSÕES DE PESQUISA
7.1. As datas para realização
das missões de pesquisa no Habitat Marte, são as seguintes:
Missão 02 - 19-21/01/2018,
Missão 03 - 16-18/02/2018,
Missão 04 - 09-11/03/2018,
Missão 05 - 13-15/04/2018,
Missão 06 - 25-27/05/2018,
Missão 07 - 15-17/06/2018,
Missão 08 - 20-22/07/2018,
Missão 09 - 17-19/08/2018,
Missão 10 - 21-23/09/2018,
Missão 11 - 19-21/10/2018,
Missão 12 - 09-11/11/2018,
Missão 13 - 07-09/12/2018.
A
primeira missão foi realizada no período de 8 a 10 de dezembro de 2017.
8. DO PÚBLICO-ALVO
8.1. O público-alvo do
Habitat Marte são estudantes de graduação e pós-graduação, professores,
pesquisadores e profissionais interessados em ciência, tecnologia, inovação,
sustentabilidade, administração e engenharia da produção .
9. SERVIÇOS OFERECIDOS PELA INFRAESTRUTURA DO HABITAT
MARTE
9.1. As equipes
selecionadas para participarem de missões no HABITAT MARTE receberão os
seguintes apoios:
- Orientação técnica e
organizacional sobre o funcionamento da estação de pesquisa Habitat Marte;
- Orientação quanto à
realização de pesquisas de campo na estação de pesquisa Habitat Marte;
- Orientação quanto a
aspectos comportamentais esperados e observados na estação de pesquisa Habitat
Marte;
- Capacitação da equipe;
- Orientação sobre a divulgação
dos resultados da estação de pesquisa Habitat Marte em diversas mídias sociais;
- Acomodação aos
participantes da missão.
10. INFRAESTRUTURA DO HABITAT MARTE
O HABITAT
MARTE disponibiliza a seguinte infraestrutura:
1. Sala de pesquisa e
dormitório com 3 bureaus de uso compartilhado pelos membros da equipe da missão
e 2 beliches com capacidade para 4 pessoas, estante de livros e 2 ventiladores.
2. Sala de uso
compartilhado com mesa de refeições, pia de cozinha, fogão, geladeira, gelágua
e torradeira;
3. Closet e banheiro.
11. DA INSCRIÇÃO
11.1. As inscrições das
propostas deverão ser realizadas através de formulário disponível no
endereço: https://www.academia.edu/attachments/55433531/download_file?st=MTUxNDk4NjQyMywxNzcuODkuMjEuNjQsMjQ0NzUwMDU%3D&s=profile
11.3. As propostas
inscritas no processo de seleção deverão atender aos critérios de
elegibilidade do HABITAT MARTE.
11.4. Durante o processo de
inscrição, além do formulário de inscrição, deverão ser anexados os seguintes
documentos:
a)
Curriculum Vitae padrão Lattes de todos os envolvidos na proposta;
b)
Apresentação do projeto de pesquisa de curto prazo (48 horas) a ser
desenvolvida no Habitat Marte, contemplando os seguintes itens:
I. Introdução
II. Justificativa
III. Objetivos
IV. Plano de atividades a serem executadas no seguintes turnos:
- Noite do 1o
dia,
- Manhã do 2o
dia,
- Tarde do 2o
dia,
- Manhã do 3o
dia,
- Tarde do 3o
dia.
VI. Resultados esperados.
O
projeto de pesquisa deve ser apresentado em arquivo (formato .doc) de até
quatro (04) páginas escritas utilizando-se fonte tipo Arial tamanho 12,
podendo-se incluir figuras;
c)
Formulário de inscrição;
d)
envio de e-mail e solicitação de confirmação de inscrição no processo seletivo
do HABITAT MARTE.
11.5.
A data limite de submissão para propostas avaliadas prevista no Quadro 2.
11.6. Os candidatos se
responsabilizam por todas as informações apresentadas, permitindo que o HABITAT
MARTE, a qualquer tempo, possa confirmar sua veracidade.
11.5.1.
Em caso de confirmada a inverdade de alguma informação apresentada, a gestão
do HABITAT MARTE poderá desclassificar o candidato.
12. DO PROCESSO DE SELEÇÃO: o processo de seleção
será conduzido pela coordenação do Habitat Marte considerando a análise das
propostas inscritas quanto ao atendimento aos critérios estabelecidos no
Quadro 01, aos quais serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez).
Quadro 01 - Critérios de avaliação e Pontuação
Itens avaliados
|
Nota
|
|
1
|
Disponibilidade
para participar no período da missão;
|
10,0
|
2
|
Comprometimento
em compartilhar os resultados da missão e o diário de bordo em vídeos nas Redes
sociais;
|
10,0
|
3
|
Versatilidade
para trabalhos manuais e serviços de marcenaria de manutenção da
infraestrutura da missão
|
10,0
|
4
|
Interesse
em Reciclagem
|
10,0
|
5
|
Interesse
em desenvolver artigos sobre os temas relacionados à temas como: Geologia,
Biologia, Atmosfera, possibilidades de cultivo de alimentos em Marte, as
tecnologias de suporte à habitabilidade em Marte
|
10,0
|
6
|
Motivação
|
10,0
|
7
|
Interesse no tema do espaço/ Marte
|
10,0
|
8
|
Experiência na área científica
(participação em eventos de iniciação científica e eventos como a CIENTEC
|
10,0
|
9
|
Desenvolvimento de atividades de
iniciação científica
|
10,0
|
10
|
Comprometimento com o período de
execução da missão
|
10,0
|
12.1.1.
Serão aprovadas na avaliação inicial as candidaturas que atendam aos
requisitos estabelecidos no Quadro 01 e que obtenham média aritmética simples
igual ou superior a 6,0.
12.1.2.
O resultado da avaliação inicial será divulgado no site <www.HABITAT
MARTE.blogspot.com>.
12.2. O resultado da
avaliação final será divulgado no site <www.HABITATMARTE.blogspot.com>.
13. DOS PRAZOS
13.1. O cronograma de seleção,
preparação e funcionamento da Missão 1 do Habitat Marte pode ser visualizado no
Quadro 2.
Quadro 2 - Cronograma
Atividade
|
Data/ prazo
|
Lançamento do edital de
seleção
|
03/01/2018
|
Data Limite de submissão
|
24 dias antes de cada
missão
|
Publicação do resultado
da avaliação inicial
|
21 dias antes de cada
missão
|
Reunião de preparação da
missão
|
14 dias antes de cada
missão
|
Capacitação relacionada à
missão
|
7 dias antes da missão
|
Deslocamento e início da
missão
|
Na parte da manhã ou até
às 13h no dia de início da missão (sexta-feira)
|
Fim da missão
|
No domingo respectivo ao
período de cada missão.
|
13.2. Os candidatos serão
os responsáveis por acompanhar e obedecer aos prazos previstos neste Edital.
13.3. Cada equipe selecionada
será informada por e-mail com um documento em anexo que pode ser utilizado para
pleitear recursos necessários à operacionalização da missão junto a
departamento da universidade ou outra possível organização apoiadora.
14. O QUE OS PARTICIPANTES DEVEM APRESENTAR PARA PARTICIPAR
DA MISSÃO
14.1. Os candidatos selecionados
devem apresentar participar da missão os seguintes itens pessoais:
- LUVAS,
- HEADLAMP,
- CALÇA COMPRIDA,
- Lençol de cama,
- Travesseiro,
- Toalha de banho,
- Roupas para 3 dias,
- Roupa íntima,
- Meias,
- Itens de higiene pessoal,
- Boné,
- Câmera fotográfica ou
celular,
- Notebook ou tablet,
- material de leitura,
- snacks/ doces/ salgados/
biscoitos,
- jogos de entretenimento
(ex.: dominó, etc...)
15. ITENS PROIBIDOS
- Perfumes,
- Bebidas alcoólicas,
- Cigarros,
- Drogas,
- Velas,
- Armas de fogo.
16. SUGESTÃO DE PRODUTOS A SEREM ADQUIRIDOS PARA O
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MISSÃO
16.1. Sugere-se que cada
equipe providencie os seguintes alimentos:
Arroz,
Atum (2 latas),
Café,
Cebola,
Coloral,
creme de leite,
guardanapo,
Macarrão/ Espaguete,
Molho de tomate Heinz,
Ovos,
Pão de forma,
Peito de frango,
Queijo de coalho,
Queijo de mussarela,
Suco(s),
toalha de papel.
16.2. Sugere-se que cada
equipe realize as compras conjuntamente e avaliem a necessidade de ampliar a
lista conforme necessidade ou preferencia dos participantes.
16.3. Recomenda-se que as
compras seja realizada com lista acima em mãos, para não esquecer nenhum item.
16.4. A cidade mais próxima
está a 7 km de distância e não haverá transporte que permita o deslocamento
para adquirir itens que não tenham sido providenciados anteriormente.
17. VALORES
17.1. Foram estipulados
valores, referentes ao funcionamento das atividades durante os 3 dias de
funcionamento para cada participante:
Estudante:
R$ 150,00,
Professor:
R$ 300,00,
Profissionais:
R$ 600,00.
17.2. É importante que cada
equipe se programe para se inscrever de modo a conseguir ter tempo para
pleitear possíveis apoios financeiros para participação na missão.
17.3. Os referidos recursos
ajudarão a cobrir custos operacionais da estação de pesquisa Habitat Marte.
17.4. Os valores não
incluem deslocamento e alimentação.
17.5. Os participantes
devem providenciar alguns itens recomendados para uso individual e pela equipe.
17.6. Os valores referentes
a cada membro deve estar pago com uma antecedência de 10 dias.
17.7. Informações bancárias
para realização dos depósitos:
JULIO
FRANCISCO DANTAS DE REZENDE
CPF:
938.079.294-87
BANCO
DO BRASIL
AG.
2874-6
CC.
338.969-3
18. ORIENTAÇÃO PRÉ-OPERACIONAIS
18.1. Recomenda-se a
definição de um nome para a equipe e uma marca;
18.2. São algumas funções
disponíveis aos membros das equipes que desenvolverão suas missões no Habitat
Marte:
-
comandante,
- Engenheiro-chefe,
-
executivo-chefe,
-
Geólogo-chefe,
-
Biólogo-chefe,
-
Jornalista,
-
Astrônomo-chefe,
-
Cientista-chefe,
-
Oficial de saúde e segurança,
-
Oficial do BioHabitat.
Durante a atividade de planejamento devem ser definidos
qual posição, ou quais posições, cada membro da equipe será responsável.
18.3. Após reunião de
planejamento deve ser realizadas compras coletivas de produtos a serem
consumidos no período de realização da missão;
18.4. É extremamente
recomendável que um dos membros da equipe tenha conhecimento de preparação de
alimentos. Esse participante assumirá a função de chefe-executivo.
18.5. Recomenda-se que no
dia anterior à viagem para a participação na missão, que cada membro realize um
check-list para verificar se estão esquecendo alguns dos itens relacionados de
interesse individual e do grupo.
19. SUSTENTABILIDADE
19.1. É recomendável que
sejam preparados alimentos em quantidade suficiente para o consumo, devendo ser
produzidas na medida necessária para o consumo.
19.2. Os itens consumidos
na estação deverão ser separados de modo a permitir a reciclagem dos mesmos. Em
Marte a sustentabilidade será um importante item.
19.3. Recomenda-se que
alimentos em embalagens que não tenham sido consumidos sejam deixados na
estação de modo a servir para futuras equipes.
20. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
20.1. A participação no
presente processo de seleção implica em aceitação integral com o
funcionamento do HABITAT MARTE.
20.2. Esclarecimentos e informações
adicionais acerca deste Edital poderão ser solicitados no período de
vigência do mesmo à coordenação do Habitat Marte, através do e-mail: juliofdrezende@hotmail.com,
e do telefone: (84) 99981-8160.
20.3. A qualquer tempo, o
presente edital poderá ser alterado, revogado ou anulado, no todo ou em parte,
por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique
direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
20.4. A Coordenação do HABITAT
MARTE reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não
previstas neste Edital.
20.5. Este Edital entra em
vigor na data de sua publicação.
21. MAIS INFORMAÇÕES
Prof. Julio Francisco
Dantas de Rezende - juliofdrezende@hotmail.com -
84
99981-8160 (Tel/ Whatsapp) - www.HabitatMarte.Blogspot.com
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