Wednesday, January 3, 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE MISSÕES DE PESQUISA - 2018 – ESTAÇÃO DE PESQUISA HABITAT MARTE

  
O HABITAT MARTE, estação de pesquisa sobre Marte, torna publica a abertura de processo seletivo para seleção da primeira equipe que será composta por 4-5 pesquisadores. As datas de realização das missões são as seguintes:
Missão 02 - 19-21/01/2018
Missão 03 - 27-28/04/2018
Missão 04 - 25-27/05/2018
Missão 05 - 15-17/06/2018
Missão 06 - 20-22/07/2018
Missão 07 - 17-19/08/2018
Missão 08 - 21-23/09/2018
Missão 09 - 19-21/10/2018
Missão 10 - 09-11/11/2018
Missão 11 - 07-09/12/2018

Cada missão tem a duração de 48 horas, tendo início às 17 horas de uma sexta-feira e com término no mesmo horário no domingo.

1. SOBRE A ESTAÇÃO DE PESQUISA HABITAT MARTE: funciona no Núcleo de Pesquisa em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS), com sede no município de Caiçara do Rio do Vento(RN) – Brasil, a 100 km de Natal. Mais informações sobre o Habitat Marte podem ser obtidas em: www.HabitatMarte.Blogspot.com.

2. DO PROCESSO DE SELEÇÃO: O sistema de seleção da HABITAT MARTE foca na identificação de candidatos que apresentem o seguinte perfil:
- estar em boas condições físicas e de saúde;
- interesse pela atividade de pesquisa sobre espaço, Marte, sustentabilidade e o semiárido, com capacidade de elaborar um projeto de investigação de curta duração (48 horas); e
- apresentar perfil para trabalhar em ambientes confinados e em equipe.

3. DOS OBJETIVOS DO HABITAT MARTE: estimular, apoiar e promover a educação espacial, a pesquisa sobre a sustentabilidade em Marte e o semiárido, o desenvolvimento, transferência de tecnologia, a transformação de ideias em produtos no campo das engenharias.

4. DOS OBJETIVOS DAS MISSÕES NO HABITAT MARTE:
            É possível que as equipes uma grande variedade de missões na estação de pesquisa Habitat Marte:
1) Pesquisas na área de geologia;
2) Pesquisas na área de biologia;
3) Desenvolver tecnologias relacionadas com o abastecimento de água, comida, abrigo e roupas aplicadas à Marte e regiões áridas do planeta Terra.
4) Desenvolver tecnologias para estar operando em Marte e apoiar a habitabilidade no planeta vermelho;
5) Pesquisas que examinem o funcionamento do corpo humano e traga resultados sobre a saúde dos participantes da missão;
6) desenvolver ou testar tecnologias que sejam transferíveis para comunidades afetadas pelas mudanças climáticas (secas e temperaturas severas);
7) Pesquisas na área aeroespacial e astronomia;
8) Desenvolver pesquisas na área de psicologia que avaliem aspectos comportamentais como: liderança, trabalho em equipe, relacionamento, habilidades de comunicação, criatividade, entre outros aspectos.
9) Propor atividades de extensão que possam ser desenvolvidas com a comunidade (em especial estudantes de ensino fundamental e médio)  de Caiçara do Rio do Vento com foco em mudanças de atitudes dos estudantes em relação à ciência e despertar de uma consciência de percursos universitários e oportunidades para as carreiras científicas.
10) Desenvolver atividades que apoiem a estruturação dos processos organizacionais e operacionais da estação de pesquisa Habitat Marte;
11) Refletir sobre da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável e as novas práticas em regiões áridas e semiáridas relacionadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trazendo a colaboração com o ambiente, a sociedade e a economia dos territórios;
12) Desenvolver outras pesquisas nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e sustentabilidade pessoal.

5. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA ESTAÇÃO DE PESQUISA HABITAT MARTE
Na estação de pesquisa Habitat Marte serão desenvolvidas  Intra Vehicular Activities (IVA), Extra Vehicular Activites  (EVA), monitoramento dos sistemas da estação de pesquisa, assim como atividades de pesquisa. As Intra Vehicular Activities (IVA) são realizadas no interior da estação de pesquisa. Extra Vehicular Activites  (EVA) são desenvolvidas no exterior da estação de pesquisa.  É obrigatório que as atividades desenvolvidas fora da estação façam uso de roupas especiais.

6. DAS VAGAS
6.1. Estão sendo abertas através deste Edital, vagas para pesquisadores-astronautas que irão desenvolver atividades operacionais na Habitat Marte e atividades de pesquisa durante o período de realização da missão que acontecerá conforme cada um dos períodos específicos apresentados no calendário das missões no item 7.
6.2. Cada equipe poderá ter de 3 (três) a 5 (cinco) membros, podendo um desses membros ser o coordenador da estação de pesquisa Habitat Marte.

7. CALENDÁRIO DAS MISSÕES DE PESQUISA
7.1. As datas para realização das missões de pesquisa no Habitat Marte, são as seguintes:
Missão 02 - 19-21/01/2018,
Missão 03 - 16-18/02/2018,
Missão 04 - 09-11/03/2018,
Missão 05 - 13-15/04/2018,
Missão 06 - 25-27/05/2018,
Missão 07 - 15-17/06/2018,
Missão 08 - 20-22/07/2018,
Missão 09 - 17-19/08/2018,
Missão 10 - 21-23/09/2018,
Missão 11 - 19-21/10/2018,
Missão 12 - 09-11/11/2018,
Missão 13 - 07-09/12/2018.
A primeira missão foi realizada no período de 8 a 10 de dezembro de 2017.

8. DO PÚBLICO-ALVO
8.1. O público-alvo do Habitat Marte são estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais interessados em ciência, tecnologia, inovação, sustentabilidade, administração e engenharia da produção .

9. SERVIÇOS OFERECIDOS PELA INFRAESTRUTURA DO HABITAT MARTE
9.1. As equipes selecionadas para participarem de missões no HABITAT MARTE receberão os seguintes apoios:
- Orientação técnica e organizacional sobre o funcionamento da estação de pesquisa Habitat Marte;
- Orientação quanto à realização de pesquisas de campo na estação de pesquisa Habitat Marte;
- Orientação quanto a aspectos comportamentais esperados e observados na estação de pesquisa Habitat Marte;
- Capacitação da equipe;
- Orientação sobre a divulgação dos resultados da estação de pesquisa Habitat Marte em diversas mídias sociais;
- Acomodação aos participantes da missão.

10. INFRAESTRUTURA DO HABITAT MARTE
O HABITAT MARTE disponibiliza a seguinte infraestrutura:
1. Sala de pesquisa e dormitório com 3 bureaus de uso compartilhado pelos membros da equipe da missão e 2 beliches com capacidade para 4 pessoas, estante de livros e 2 ventiladores.
2. Sala de uso compartilhado com mesa de refeições, pia de cozinha, fogão, geladeira, gelágua e torradeira;
3. Closet e banheiro.

11. DA INSCRIÇÃO
11.1. As inscrições das propostas deverão ser realizadas através de formulário disponível no endereço: https://www.academia.edu/attachments/55433531/download_file?st=MTUxNDk4NjQyMywxNzcuODkuMjEuNjQsMjQ0NzUwMDU%3D&s=profile
11.2. O formulário preenchido deve ser enviado para o e-mail juliofdrezende@hotmail.com.
11.3. As propostas inscritas no processo de seleção deverão atender aos critérios de elegibilidade do HABITAT MARTE.
11.4. Durante o processo de inscrição, além do formulário de inscrição, deverão ser anexados os seguintes documentos:
a) Curriculum Vitae padrão Lattes de todos os envolvidos na proposta;
b) Apresentação do projeto de pesquisa de curto prazo (48 horas) a ser desenvolvida no Habitat Marte, contemplando os seguintes itens:
I. Introdução
II. Justificativa
III. Objetivos
IV. Plano de atividades a serem executadas no seguintes turnos:
             - Noite do 1o dia,
             - Manhã do 2o dia,
             - Tarde do 2o dia,
                                    - Manhã do 3o dia,
                                    - Tarde do 3o dia.
VI. Resultados esperados.
O projeto de pesquisa deve ser apresentado em arquivo (formato .doc) de até quatro (04) páginas escritas utilizando-se fonte tipo Arial tamanho 12, podendo-se incluir figuras;
c) Formulário de inscrição;
d) envio de e-mail e solicitação de confirmação de inscrição no processo seletivo do HABITAT MARTE.

11.5. A data limite de submissão para propostas avaliadas prevista no Quadro 2.
11.6. Os candidatos se responsabilizam por todas as informações apresentadas, permitindo que o HABITAT MARTE, a qualquer tempo, possa confirmar sua veracidade.
11.5.1. Em caso de confirmada a inverdade de alguma informação apresentada, a gestão do HABITAT MARTE poderá desclassificar o candidato.

12. DO PROCESSO DE SELEÇÃO: o processo de seleção será conduzido pela coordenação do Habitat Marte considerando a análise das propostas inscritas quanto ao atendimento aos critérios estabelecidos no Quadro 01, aos quais serão atribuídas notas de 0 (zero) a 10 (dez).
Quadro 01 - Critérios de avaliação e Pontuação

Itens avaliados
Nota
1
Disponibilidade para participar no período da missão;
10,0
2
Comprometimento em compartilhar os resultados da missão e o diário de bordo em vídeos nas Redes sociais;
10,0
3
Versatilidade para trabalhos manuais e serviços de marcenaria de manutenção da infraestrutura da missão
10,0
4
Interesse em Reciclagem
10,0
5
Interesse em desenvolver artigos sobre os temas relacionados à temas como: Geologia, Biologia, Atmosfera, possibilidades de cultivo de alimentos em Marte, as tecnologias de suporte à habitabilidade em Marte
10,0
6
Motivação
10,0
7
Interesse no tema do espaço/ Marte
10,0
8
Experiência na área científica (participação em eventos de iniciação científica e eventos como a CIENTEC
10,0
9
Desenvolvimento de atividades de iniciação científica
10,0
10
Comprometimento com o período de execução da missão
10,0

12.1.1. Serão aprovadas na avaliação inicial as candidaturas que atendam aos requisitos estabelecidos no Quadro 01 e que obtenham média aritmética simples igual ou superior a 6,0.
12.1.2. O resultado da avaliação inicial será divulgado no site <www.HABITAT MARTE.blogspot.com>.
12.2. O resultado da avaliação final será divulgado no site <www.HABITATMARTE.blogspot.com>.



13. DOS PRAZOS
13.1. O cronograma de seleção, preparação e funcionamento da Missão 1 do Habitat Marte pode ser visualizado no Quadro 2.
Quadro 2 - Cronograma
Atividade
Data/ prazo
Lançamento do edital de seleção
03/01/2018
Data Limite de submissão
24 dias antes de cada missão
Publicação do resultado da avaliação inicial
21 dias antes de cada missão
Reunião de preparação da missão
14 dias antes de cada missão
Capacitação relacionada à missão
7 dias antes da missão
Deslocamento e início da missão
Na parte da manhã ou até às 13h no dia de início da missão (sexta-feira)
Fim da missão
No domingo respectivo ao período de cada missão.

13.2. Os candidatos serão os responsáveis por acompanhar e obedecer aos prazos previstos neste Edital.
13.3. Cada equipe selecionada será informada por e-mail com um documento em anexo que pode ser utilizado para pleitear recursos necessários à operacionalização da missão junto a departamento da universidade ou outra possível organização apoiadora.

14. O QUE OS PARTICIPANTES DEVEM APRESENTAR PARA PARTICIPAR DA MISSÃO
14.1. Os candidatos selecionados devem apresentar participar da missão os seguintes itens pessoais:
- LUVAS,
- HEADLAMP,
- CALÇA COMPRIDA,
- Lençol de cama,
- Travesseiro,
- Toalha de banho,
- Roupas para 3 dias,
- Roupa íntima,
- Meias,
- Itens de higiene pessoal,
- Boné,
- Câmera fotográfica ou celular,
- Notebook ou tablet,
- material de leitura,
- snacks/ doces/ salgados/ biscoitos,
- jogos de entretenimento (ex.: dominó, etc...)

15. ITENS PROIBIDOS
- Perfumes,
- Bebidas alcoólicas,
- Cigarros,
- Drogas,
- Velas,
- Armas de fogo.



16. SUGESTÃO DE PRODUTOS A SEREM ADQUIRIDOS PARA O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA MISSÃO
16.1. Sugere-se que cada equipe providencie os seguintes alimentos:
Arroz,
Atum (2 latas),
Café,
Cebola,
Coloral,
creme de leite,
guardanapo,
Macarrão/ Espaguete,
Molho de tomate Heinz,
Ovos,
Pão de forma,
Peito de frango,
Queijo de coalho,
Queijo de mussarela,
Suco(s),
toalha de papel.
16.2. Sugere-se que cada equipe realize as compras conjuntamente e avaliem a necessidade de ampliar a lista conforme necessidade ou preferencia dos participantes.
16.3. Recomenda-se que as compras seja realizada com lista acima em mãos, para não esquecer nenhum item.
16.4. A cidade mais próxima está a 7 km de distância e não haverá transporte que permita o deslocamento para adquirir itens que não tenham sido providenciados anteriormente.

17. VALORES
17.1. Foram estipulados valores, referentes ao funcionamento das atividades durante os 3 dias de funcionamento para cada participante:
Estudante: R$ 150,00,
Professor: R$ 300,00,
Profissionais: R$ 600,00.
17.2. É importante que cada equipe se programe para se inscrever de modo a conseguir ter tempo para pleitear possíveis apoios financeiros para participação na missão.
17.3. Os referidos recursos ajudarão a cobrir custos operacionais da estação de pesquisa Habitat Marte.
17.4. Os valores não incluem deslocamento e alimentação.
17.5. Os participantes devem providenciar alguns itens recomendados para uso individual e pela equipe.
17.6. Os valores referentes a cada membro deve estar pago com uma antecedência de 10 dias.
17.7. Informações bancárias para realização dos depósitos:
JULIO FRANCISCO DANTAS DE REZENDE
CPF: 938.079.294-87
BANCO DO BRASIL
AG. 2874-6
CC. 338.969-3



18. ORIENTAÇÃO PRÉ-OPERACIONAIS
18.1. Recomenda-se a definição de um nome para a equipe e uma marca;
18.2. São algumas funções disponíveis aos membros das equipes que desenvolverão suas missões no Habitat Marte:
- comandante,
- Engenheiro-chefe,
- executivo-chefe,
- Geólogo-chefe,
- Biólogo-chefe,
- Jornalista,
- Astrônomo-chefe,
- Cientista-chefe,
- Oficial de saúde e segurança,
- Oficial do BioHabitat.
            Durante a atividade de planejamento devem ser definidos qual posição, ou quais posições, cada membro da equipe será responsável.
18.3. Após reunião de planejamento deve ser realizadas compras coletivas de produtos a serem consumidos no período de realização da missão;
18.4. É extremamente recomendável que um dos membros da equipe tenha conhecimento de preparação de alimentos. Esse participante assumirá a função de chefe-executivo.
18.5. Recomenda-se que no dia anterior à viagem para a participação na missão, que cada membro realize um check-list para verificar se estão esquecendo alguns dos itens relacionados de interesse individual e do grupo.

19. SUSTENTABILIDADE
19.1. É recomendável que sejam preparados alimentos em quantidade suficiente para o consumo, devendo ser produzidas na medida necessária para o consumo.
19.2. Os itens consumidos na estação deverão ser separados de modo a permitir a reciclagem dos mesmos. Em Marte a sustentabilidade será um importante item.
19.3. Recomenda-se que alimentos em embalagens que não tenham sido consumidos sejam deixados na estação de modo a servir para futuras equipes.

20. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
20.1. A participação no presente processo de seleção implica em aceitação integral com o funcionamento do HABITAT MARTE.
20.2. Esclarecimentos e informações adicionais acerca deste Edital poderão ser solicitados no período de vigência do mesmo à coordenação do Habitat Marte, através do e-mail: juliofdrezende@hotmail.com, e do telefone: (84) 99981-8160.
20.3. A qualquer tempo, o presente edital poderá ser alterado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza.
20.4. A Coordenação do HABITAT MARTE reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Edital.
20.5. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.

21. MAIS INFORMAÇÕES

Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende - juliofdrezende@hotmail.com - 84 99981-8160 (Tel/ Whatsapp) -                                www.HabitatMarte.Blogspot.com

No comments:

Post a Comment

Space Habitat Event - July, 1st-3rd 2022 – CALL FOR PAPERS

  Space Habitat Event - July, 1 st -3 rd  2022 – CALL FOR PAPERS Space Habitat Event  is an international event dedicated to debate the oper...