Thursday, October 12, 2017

Seminário Marte e o Semiárido – 23 de outubro

Seminário Marte e o Semiárido – 23 de outubro

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da UFRN estão organizando o Seminário Marte e o Semiárido que acontecerá no dia 23 de outubro (segunda-feira), segunda-feira às 19 horas no  Auditório da reitoria da UFRN.
O evento tem como principal objetivo desafiar a audiência a identificar oportunidades de pesquisa sobre Marte e possíveis associações com o semiárido nordestino.
Serão palestrantes neste encontro os professores José Dias do Nascimento Júnior (Departamento de Fïsica - UFRN) e Julio Francisco Dantas de Rezende (Departamento de Engenharia da Produção – UFRN/ FAPERN).
O professor José Dias do Nascimento Júnior (astrofísico da UFRN) apresentará resultados de suas pesquisas sobre astrofísica e explorará a fascinante ciência que tenta descrever as diferenças entre Marte e a Terra e o que é necessário  para que um planeta hospede a vida como nós conhecemos. A Terra é o único lugar com 8,7 milhões de espécies vivendo.  Este fato a define como um planeta habitável.  Para a Astronomia e Astrobiologia, a zona habitável circunstelar (CHZ), ou simplesmente a zona habitável, é a faixa da órbitas  de um planeta em torno de sua estrela dentro do qual a superfície planetária pode conter água no estado líquido, dada uma pressão atmosférica.
O professor Julio Francisco Dantas de Rezende falará sobre o comando da missão na estação de pesquisa Mars Desert Research Station no deserto de Utah (Estados Unidos) no mês de novembro e apresentará dados sobre o início do funcionamento da primeira estação de pesquisa sobre Marte no hemisfério sul: o Habitat Marte, o edital de seleção de candidatos e as demandas de pesquisa para vários departamentos que envolve o funcionamento da estação que terá a sua missão em operacionalização no dia 8 de dezembro.
            O seminário é um dos eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e apresenta a seguinte programação:

Seminário Marte e o Semiárido – 23 de outubro - Programação:
19h - Abertura
19h20m - Palestra O que faz um planeta ser habitável? - Prof. José-Dias do Nascimento Júnior (Dep. de Física-UFRN & CfA-Harvard) 
20h - Palestra Projeto Marte: oportunidades de pesquisa sobre habitats em Marte e o semiárido – Julio Francisco Dantas de Rezende  Dep. de Engenharia da Produção-UFRN & FAPERN) 
20h40m – Debates.

As inscrições devem ser realizadas através do link:

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no endereço: MarteSemiarido.blogspot.com ou com o professor Julio Rezende – 84 99981-8160, juliofdrezende@hotmail.com.
Na oportunidade estará sendo divulgado  o edital de seleção da equipe da primeira missão na estação de pesquisa Habitat Marte, assim como o formulário de inscrição:
EDITAL DE SELEÇÃO DA MISSÃO No 01 2017 – ESTAÇÃO DE PESQUISA HABITAT MARTE


Página do Habitat Marte: www.HabitatMarte.Blogspot.com

No comments:

Post a Comment

Space Habitat Event - July, 1st-3rd 2022 – CALL FOR PAPERS

  Space Habitat Event - July, 1 st -3 rd  2022 – CALL FOR PAPERS Space Habitat Event  is an international event dedicated to debate the oper...