Saturday, May 23, 2020

Habitat Marte completa 40 missões e mais de 100 dias de missões

Está acontecendo na estação de pesquisa análoga à Habitat Marte a 40ª missão, de 24 de maio a 30 de maio de 2020. A 40ª edição apresenta participantes dos Estados Unidos, Grécia, México, Áustria, Polônia e Brasil.
Os membros da missão 40 são Eduardo Salazar (México), Margarita Belali (Grécia), Julio Rezende (Brasil), Victor Macedo (Brasil) e Davi Souza (Brasil). A missão apresenta James Canterbury (Estados Unidos), Agnieszka Elwertowska (Polônia) e Thomas Herzig (Áustria) como pesquisadores convidados. Os pesquisadores convidados participarão de reuniões virtuais específicas.
Esta missão virtual é sobre como seria a operação do habitat da SpaceX em Marte. A SpaceX está preparando o lançamento da primeira cápsula de dragão tripulada à Estação Espacial Internacional-ISS. Este teste será a primeira vez que uma empresa privada transportará astronautas para o espaço. Este será um momento muito importante da história da SpaceX e mais um passo para futuras explorações da Lua e Marte pela SpaceX.
 A estação de pesquisa análoga à Marte, Habitat Marte, propõe a colaboração de uma equipe especializada para propor diretrizes e colaboração com a SpaceX em futuros habitats espaciais em Marte.
As missões do Habitat Marte são baseadas em pesquisas e operações relacionadas à sustentabilidade de habitats espaciais. Durante a missão são discutidas questões operacionais e de pesquisa relacionadas ao gerenciamento de habitats espaciais, produção de alimentos, saneamento (abastecimento de água, esgoto e resíduos) e educação.
Observou-se que a pandemia do COVID-19 dificultava pessoalmente a realização de missões no Habitat Marte, considerando a possibilidade de disseminação da doença se um dos participantes fosse infectado e transmitido para outro. 
Com base nesse cenário, uma proposta de inovação para a continuidade do Habitat Marte foram as missões virtuais. As últimas cinco missões já ocorreram de acordo com essa metodologia.

Em missões virtuais, os participantes são convidados a operar em atividades remotas relacionadas aos protocolos Habitat Marte e temas de pesquisa associados ao espaço e à sustentabilidade, observando como o Habitat Marte contribuiria para soluções relacionadas ao isolamento durante os tempos de coronavírus. Percebemos que as ações do Habitat Marte podem apresentar diretrizes para esse momento desafiador.
No Brasil, no semiárido do Rio Grande do Norte, está operando a estação de pesquisa Habitat Marte. A estação Habitat Marte é o único habitat análogo de Marte em operação no hemisfério sul. Desde dezembro de 2017 aconteceram 39 missões com 1300 horas, 135 participantes e 98 dias. Durante as missões de simulação, os astronautas analógicos seguem protocolos e rotinas de uma estação espacial. Em Atividades Extraveiculares (EVA) são usados trajes espaciais para simular a paisagem de Marte ou Lua.
Mais informações no Twitter, Facebook e Youtube @HabitatMarte ou www.HabitatMarte.com.

No comments:

Post a Comment

Space Habitat Event - July, 1st-3rd 2022 – CALL FOR PAPERS

  Space Habitat Event - July, 1 st -3 rd  2022 – CALL FOR PAPERS Space Habitat Event  is an international event dedicated to debate the oper...