Friday, March 13, 2020

A pandemia do coronavírus e a importância da pesquisa da UFRN: o caso do Habitat Marte. Por prof. Julio Rezende


No final da tarde de quinta-feira, dia 12 de março de 2020, foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no estado do Rio Grande do Norte. 
A ameaça do coronavírus à vida humana valoriza a importância dos habitats autossustentáveis(off grid), como é a proposta da estação de pesquisa Habitat Marte. O funcionamento desses habitats, conforme a característica off grid, mostra-se estratégico para a sobrevivência de comunidades sob ameaças biológicas, tendo em vista poder funcionar de modo isolado, sem contato externo.
Os habitats autossustentáveis são desafiados a produzir o próprio alimento que será consumido nas missões; geração da própria energia; tratamento e reuso do esgoto; captação, tratamento e armazenamento da água da chuva.
As características de isolamento podem permitir que grupos de pessoas que compartilhem a convivência nesses locais estejam mais protegidos de ameaças biológicas externas e tenham melhor condições de sobreviver em uma condição de quarentena.
                  O Habitat Marte foi originalmente pensado enquanto uma infraestrutura que apresente condições de funcionar conforme a característica de autossustentabilidade e apresente resultados orientadores para o funcionamento em habitats espaciais e em regiões isoladas do planeta. 
                  Um desafio atual do Habitat Marte é aumentar a área controlada de produção de alimentos. Com o uso do sistema de aquaponia existe a possibilidade de uma maior produtividade em um espaço físico limitado. 
                  Não há informação de outro habitat que funcione conforme as características de autossustentabilidade no Brasil. Apesar da relevância do projeto existe a necessidade de maior apoio que iniciou as suas atividades a dois anos (dezembro de 2017), já tendo ocorrido 31 missões de pesquisa. O projeto é mantido pelo professor Julio Rezende do Departamento de Engenharia da Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
                  Aprendizados que ocorram a partir do funcionamento do Habitat Marte podem orientar para se preparar para a ameaça do coronavírus, assim como outras doenças respiratórias virulentas e contagiaosas que venham a por em risco a saúde humana.  Mais informações sobre as missões e o Habitat Marte podem ser encontradas em www.HabitatMarte.com.

No comments:

Post a Comment

Space Habitat Event - July, 1st-3rd 2022 – CALL FOR PAPERS

  Space Habitat Event - July, 1 st -3 rd  2022 – CALL FOR PAPERS Space Habitat Event  is an international event dedicated to debate the oper...