Wednesday, July 10, 2019

Estação de simulação Habitat Marte inicia pesquisa pioneira sobre desenvolvimento de solo análogo à Marte


A estação de pesquisa Habitat Marte apresenta como um dos seus projetos mais inovadores para o segundo semestre de 2019, o desenvolvimento de solo análogo à Marte. 
A pesquisa envolverá pesquisadores de diferentes áreas da UFRN, UnB, EMPARN, UFERSA e IFRN. Investigações já foram desenvolvidas por Weiger Wamelink na universidade de Wageningen - Holanda. 
Algo que favorece o Habitat Marte quanto ao desenvolvimento de pesquisas de formulação do solo análogo à Marte é estar localizado no estado do Rio Grande do Norte, área com grande variedade minerológica.
Para as pesquisas de simulação do solo de Marte, um dos componentes é o solo vulcânico. É interessante informar que esse ingrediente há em grande disponibilidade nas proximidades da estação de pesquisa Habitat Marte, tendo em vista a sua proximidade (40 km) do vulcão extinto Pico do Cabugi, havendo solo vulcânico à cerca de 25 km de distância. 
Outra vantagem estratégica para o funcionamento da estação de pesquisa Habitat Marte no estado do Rio Grande do Norte é a existência de algumas instituições de ensino com pesquisas na área de geologia que se constituem enquanto importantes parceiros: 1 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, 2 - Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – EMPARN; 3 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e 4 - Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA. As referidas instituições possuem infraestrutura laboratorial na área de análises de solos e rochas, instituições que a coordenação do Habitat Marte possui boa relação.
O desenvolvimento do solo análogo à Marte será estratégico para o cultivo de alguns tipos de plantas, de modo a simular as condições encontradas em Marte. A pesquisa procura apresentar subsídios para a sustentabilidade de futuros habitats em Marte, importante passo para a expansão humana no universo. 
A pesquisa é coordenada pelo professor Julio Francisco Dantas de Rezende, coordenador do Habitat Marte, professor da UFRN e diretor de inovação da FAPERN. Mais informações sobre os próximos passos no desenvolvimento do solo análogo à Marte podem ser encontradas em www.HabitatMarte.com

No comments:

Post a Comment

About Habitat Marte Space Analog Station

  Habitat Marte  space analog station station is located in Brazilian semiarid, in rural area of Caiçara do Rio do Vento, 100 km from capita...