Friday, February 12, 2021

Fevereiro é importante mês para a exploração de Marte. Mas você sabia que o Brasil possui uma estação espacial análoga? O Habitat Marte

Neste mês de fevereiro quando se comemora importantes realizações relacionadas à exploração de Marte (a chegada da missão Hope (Emirados Árabes), Tianwen-1 (China), e Perseverance (Nasa), em 18 de fevereiro, é importante lembrar que existe no Brasil uma estação espacial análoga: o Habitat Marte

 

Julio Rezende é professor do Departamento de Engenharia da Produção da UFRN e Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da FAPERN. Em sua pesquisa de pós-doutorado apoiada pela CAPES, estudou como as incubadoras de empresas e parques tecnológicos colaboravam para o surgimento de empresas de tecnologia limpa e para a sustentabilidade de modo geral. 

Tendo desenvolvido sua pesquisa de pós-doutorado na University of Central Florida (UCF) em Orlando (Estados Unidos), segunda maior instituição americana em número de alunos, tomou conhecimento da importância da economia aeroespacial para o estado da Florida motivando-o a identificar o que poderia ser realizado na economia do Rio Grande do Norte onde já existiam  iniciativas na área espacial.

Observando nos Estados Unidos a experiência da estação espacial análoga Mars Desert Research Station (MDRS), coordenada pela Mars Society, teve a ideia de criar no sertão do Rio Grande do Norte a estação espacial análoga Habitat Marte. A primeira missão ocorreu em dezembro de 2017.

A estação espacial análoga Habitat Marte hoje registra mais de 60 missões que simulam as condições de funcionamento de uma estação espacial como se estivesse em Marte, mas que na verdade funciona na caatinga, na zona rural da pequena cidade de Caiçara do Rio do Vento. 

O desafio do Habitat Marte é funcionar de modo autossustentável: produzindo o próprio alimento em estufa com o apoio da aquaponia, propiciando o abastecimento e reuso de água de forma contínua e gerando a própria energia sustentável.

Uma das pesquisas desenvolvidas pelo Habitat Marte é com o solo do vulcão extinto Pico do Cabugi onde o grupo de pesquisadores do projeto identificaram existir características como as encontradas no solo marciano. Cultivar nesse solo pode permitir importantes descobertas. 

Aprender sobre  cultivo de vegetais em Marte permitirá a produção de alimentos, o que proporcionará maior sustentabilidade para a presença humana em um assentamento no planeta vermelho, trazendo maior segurança para a exploração espacial.

Desde a pandemia foram desenvolvidas as missões virtuais que possuem mais de 200 participantes nessa modalidade provenientes de 28 diferentes países.

Uma das nossas inserções na mídia de maior impacto foi a reportagem no Fantástico  Pesquisador brasileiro visita estação no deserto que simula planeta Marte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/11/pesquisador-brasileiro-visita-estacao-no-deserto-que-simula-planeta-marte.html

Neste mês de fevereiro o Habitat Marte em parceria com a Mars Society Brazil estão organizando várias ações de popularização da ciência e da exploração de Marte a partir do pouso do rover Perseverance em Marte que acontecerá em 18/2 (quinta) às 14 h.

A programação conta com variadas atividades na área espacial:

12/02: Instagram live How Perseverance landing its connected with astrobiology and sustainability with Julio Rezende, Davi Souza e Ilankuzhali Elavarasan (India) in English (14h).

18/02: Festa para assistir o pouso do rover Perseverance (14h). O link para acompanhar esse evento encontra-se divulgado no blog www.ForumAeroespacial.Blogspot.com.

A missão do rover Perseverance suscita a visualização de oportunidades de pesquisas relacionadas principalmente a astrobiologia e a importância das estações espaciais análogas de pesquisa como o Habitat Marte em funcionamento no sertão do Rio Grande do Norte.

*O Habitat Marte também está divulgando também o calendário de Missões Virtuais Espaciais Análogas para o ano de 2021*.

A estação possui conteúdo atualizado nas redes sociais no perfil @HabitatMarte e recentemente teve reconhecimento internacional do professor doutor Robert Zubrin (presidente da Mars Society). O vídeo de Zubrin com legendas encontra-se disponível em: https://youtu.be/UCz2BHT5lN4.

 

Mais informações podem ser obtidas com o professor Julio Rezende: juliofdrezende@hotmail.com ou através do telefone / Whatsapp: 84 99981-8160.

No comments:

Post a Comment

Space Analog Virtual Mission by HABITAT MARTE: WHAT DO YOU THINK ABOUT TO BE A SPACE ANALOG ASTRONAUT?

Space Analog Virtual Mission 65 Deadline: Feb, 18th Mission Duration: February 19th-28th, 2021   HABITAT MARTE Space Analog Station is commu...