Thursday, February 27, 2020

HABITAT MARTE - MISSAO MARS2020. #Mars2020 #Mars #Marte

A estação de pesquisa e simulação espacial Habitat Marte / SemiaridLAB funciona na zona rural do município de Caiçara do Rio do Vento (RN) à 100 km de Natal.  O desafio do Habitat Marte/ SemiaridLAB é funcionar conforme um conceito de autossustentabilidade. Desse modo, necessitamos produzir o próprio alimento que será consumido nas missões de simulação espacial; gerar a própria energia; tratar o esgoto e captar e armazenar a água da chuva que é utilizada durante as missões, recurso esse fundamental para a produção de alimentos. Esse conceito é aplicável em regiões no planeta afetadas pela falta de água e também para habitats espaciais.
Recebemos visitas técnicas de escolas e universidades; desenvolvemos ações de divulgação científica junto à escolas públicas e comunidades e participamos de feiras de ciência. Um dos nossos objetivos é fazer divulgação científica associando sustentabilidade no espaço e no semiárido. 
O encontro entre estudantes e pesquisadores do Habitat Marte mostra o papel de transferir conhecimentos e tecnologias para produtores rurais, estudantes e professores para erradicação da #pobreza(#ODS1); combate da #fome(#ODS2); promoção de #educação (#ODS4) e da sustentabilidade(#ODS13).
2020 é um ano importante para exploração de Marte em razão da proximidade das órbitas dos dois planetas. Devido à proximidade, uma janela é aberta para o lançamento de missões. Algumas missões deste ano: Mars2020 (NASA),  ExoMars (ESA/Roscosmos),  Huoxing-1 (Agência Chinesa) e  Hope Mars Mission (Emirados Árabes). 
Uma das nossas inserções na mídia de maior impacto foi a reportagem no Fantástico  Pesquisador brasileiro visita estação no deserto que simula planeta Marte:
Ao final de 2019 completamos 26 missões, com mais de 600 horas, 70 participantes e mais de 50 dias de simulações. O Habitat Marteé um componente do projeto de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN intitulado Tecnologias de Sustentabilidade no Semiárido, Marte e estações de pesquisa (Código: PVG14863-2017).
Em 2019 foram estabelecidas várias parcerias internacionais que apoiam o funcionamento da estação de pesquisa Habitat Marte. Parcerias foram estabelecidas com organizações da Europa, Estados Unidos, Israel e África. A seguir a relação das sete parcerias internacionais que foram estabelecidas: Final Frontier Design (Estados Unidos), Mars Academy (Estados Unidos), Pneumocell (Austria), Desert Mars Analog Ramon Station - D-MARS (Israel),Human Planet Studio (Russia), Greek Newspace Society (Grécia) eMicrogravity Simulations Laboratory of National Space Research and Development Agency – NASRDA (Nigeria).

Contato: Prof. Julio Rezende - Coordenador da estação de pesquisa Habitat Marte (www.Habitat Marte.com)/  Departamento de Engenharia da Produção– UFRN
Telefone: 84 99981-8160. 

No comments:

Post a Comment

Space Habitat Event - July, 1st-3rd 2022 – CALL FOR PAPERS

  Space Habitat Event - July, 1 st -3 rd  2022 – CALL FOR PAPERS Space Habitat Event  is an international event dedicated to debate the oper...