Saturday, May 11, 2019

Relatório da Missão 14 do Habitat Marte - 10 a 11 de maio de 2019

Relatório da Missão 14 do Habitat Marte

Período: 
10 a 11 de maio de 2019.

Local: 
Habitat Marte – Núcleo de Pesquisas em Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido (NUPECS) – Caiçara do Rio do Vento – RN – Brasil.

Membros da missão:
Davi Alves Feitosa de Souza
Comandante da missão
E-mail: daviafs15@gmail.com

Dalmo Múcio Silva dos Santos
Executivo-chefe da Missão 
E-mail: dalmomucio@gmail.com

Francisco Diogo Medeiros do Monte 
Agrônomo-chefe
E-mail: diogomedeirosmonte@hotmail.com

Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende
Cientista-chefe

Objetivo geral:
Cultivar dos alimentos no sistema de aquaponia no BioHabitat e no canteiro econômico.

Apresentação
Esta missão tem como principal desafio realizar o cultivo de alimentos no sistema de aquaponia na estufa BioHabitat no Habitat Marte e no canteiro econômico.

Atividades desenvolvidas na missão:
- Plantação de mudas;
- operacionalização da tecnologia social do canteiro econômico;
- Realização de fotos e vídeos de operacionalização da missão;
- Elaboração do relatório da missão.

10 de maio de 2019
Horário
Eventos
17h40m
Chegada em Caiçara do Rio do Vento. Compramos um queijo de coalho (R$ 13,00) e 12 pães (R$ 4,00).
18h05m 
Início da simulação.
18h05m – 18h20m
Observação astronômica. Identificação de um satélite.
18h20m – 18h40m
Avaliação do BioHabitat. Constatações: após 13 dias de funcionamento do sistema de aquaponia verificou-se: 1) entupimento de algumas torneiras; 2) mudança da coloração da água (estando bem mais escura do que o que foi observado no momento de início das operações; 3) a muda de teste introduzida na missão 13 apresentou boas condições física, sendo um indicativo que o sistema está funcionando adequadamente. Imagina-se que a turbidez pode ser decorrente do excesso de biomassa que não está sendo retirado pelas plantas, já que essa ainda não foram cultivadas. Retirou-se o filtro das torneiras dos grow beds para facilitar o fluxo de água.
Concebeu-se alguns ações: desenvolvimento de um protocolo de observação (análise dos fatores bioquímicos, considerando Ph, Nitrito , Nitrato e amônia), diagnósticos e encaminhamentos relacionados ao funcionamento do BioHabitat. Esses dados e encaminhamentos serão realizados em todas as missões gerando uma série de evolução de operação do sistema.
Imaginou-se a realização de um experimento comparado de plantas cultivadas no sistema de aquaponia e no canteiro econômico. Verificar-se-á em quais ambientes as plantas apresentaram o melhor desempenho.
18h40m – 19h
- Temperatura interna do Habitat: 30,1o
- Umidade relativa interna do Habitat: 60,1%
- Temperatura interna  e umidade relativa interna do Habitat mais hostis quando comparadas com a missão passada.
- Início da preparação do relatório e tomada de notas.
- Dados de saúde (Julio Rezende): 1464 calorias ( o dobro da missão passada)
Preparação do jantar.
19h-19h30m
- Jantar  (pão com ovos e queijo, café e rapadura).
- Limpeza dos pratos.
19h30m-0h
- Avaliação de atividades a serem desenvolvidas.
- Preparação de relatório e realização de anotações de pesquisa.
- Criação da Biblioteca On Line do Habitat Marte (Habitat Marte On Line Library – repositório de referencias sobre Marte.
- Temperatura interna do Habitat: 27,6o
- Temperatura externa do Habitat: 24o
- Umidade relativa interna do Habitat: 71%
- Umidade relativa interna do Habitat: 91%
- Dados de saúde (Julio Rezende): 2215 calorias
- Realizou-se reparos e organização de alguns materiais durante a noite.

11 de maio de 2019
Horário
Eventos
0h-2h
- Criação das instruções de manejo do sistema de aquaponia e do protocolo de observação do BioHabitat.
- Atualização do manual operacional.
- Preparação para dormir.
7h-9h
- Despertar.
- Avaliação das atividades a serem realizadas
- Preparação do relatório 
- Temperatura interna do Habitat: 26,2 °C (9h);
- Umidade relativa interna do Habitat: 68% (9h). 
9h-9h20m
- Preparação do café da manhã
- Café da manhã: pão, ovos, queijo, café e coalhada.
9h20m-10h50m
Elaboração do Manual de Procedimentos de manejo do sistema de aquaponia do BioHabitat
10h50m-12h
Operacionalização do Protocolo de observação do BioHabitat: observação e das instruções do Manual de Procedimentos de manejo do sistema de aquaponia do BioHabitat.
12h-12h30m
Complementação do nível de água do tanque (em 160 litros)  e realização do diagnóstico final do sistema de aquaponia.
12h30m-13h15m
Preparação do almoço e elaboração do relatório.

13h15m-13h45m
Almoço (macarronada, limonada e umbu).
- Temperatura interna do Habitat: 33,1o
- Umidade relativa interna do Habitat: 58%
13h45m-17h
- Cobertura do canteiro econômico com sombrite.
- Cultivo de alimentos no sistema de aquaponia e no canteiro econômico.
17h-17h20m
Procedimentos de encerramento da missão.
- Temperatura interna do Habitat: 30,9o
- Umidade relativa interna do Habitat: 60%
17h20m
Encerramento da missão.

Resultados e considerações finais
Aconteceu nos dias 10 e 11 de maio de 2019 a décima quarta missão na estação de pesquisa Habitat Marte, na cidade de Caiçara do Rio do Vento, Rio Grande do Norte. A equipe da missão 14 foi composta por Davi Souza (comandante da missão), Dalmo Santos (executivo –chefe da missão), Francisco Monte(agrônomo-chefe) e o professor Julio Rezende(cientista-chefe). A missão visou a operacionalização do sistema de aquaponia que alimentará as futuras tripulações participantes de missões na estação de pesquisa e simulação Habitat Marte.A implementação da referida tecnologia já ocorre desde a missão 11.
No dia 11 de maio de 2019foi elaborado o Manual de Procedimentos de manejo do sistema de aquaponia do BioHabitate o Protocolo de observação do BioHabitat, sendo as instruções e operações realizadas pela primeira vez permitindo uma variada coleta de dados que permitirão realizar constatações e diagnósticos sobre a operação do sistema de aquaponia.
O diagnóstico da água no sistema indicou: diminuição do nível de água (evaporação) ocorrendo o aumento da concentração dos compósitos nitrogenados. Verificou-se a taxa de circulação em níveis adequados e administração de excesso de ração no período, desde que entrou em operação o sistema de aquaponia.
A observação dos peixes (análise macroscópica / biometria) indicou: integridade tecidual, das nadadeiras e das brânquias. Não foi verificado a ocorrência de inflamação (vermelhidão/ rubor) nos pedúnculos das nadadeiras.
Enquanto encaminhamentos para operacionalização do sistema de aquaponia, realizou-se a complementação do nível de água do sistema com a adição de 160 litros e a suspensão de alimentação dos peixes por 3 dias.
Manual de Procedimentos de manejo do sistema de aquaponia do BioHabitate o Protocolo de observação do BioHabitatservirão de suporte à gestão e operacionalização do sistema de aquaponia devendo ocupar os membros das missões futuras, sendo essa uma importante responsabilidade das próximas equipe. O manual de operações do Habitat Marte foi atualizado contemplando as instruções desenvolvidas na missão 14.
Realizou-se o cultivo de sementes das seguintes plantas no BioHabitat: pimenta bico, tomate, pimentão, manjericão, rúcula, alface mimosa e cebolinha. Cultivou-se sementes das seguintes plantas no canteiro econômico: alface mostarda, cebola, coentro, rúcula, alface mimosa, cebolinha e alface regina.
O dia 11 de maio de 2019 apresentou uma condição de tempo nublado havendo uma temperatura agradável, o que colaborou no desenvolvimento de várias atividades. Na missão foi preparado um capítulo adicionado ao manual de operações relacionado às atividades pós-missão.
É importante observar aspectos psicológicos envolvidos na missão. Nota-se que a internet é um importante recurso, principalmente para membros que possuem cônjuges e filhos. A comunicação à distância com familiares traz um importante conforto psicológico. Isso é muito importante em missões análogas à Marte como também em futuras missões espaciais.
                  Uma reflexão sobre a saúde em Marte: em locais áridos e semiáridos é muito comum a poeira. Por mais que se deseje isolar os habitats do ambiente externo, dificilmente se combaterá a contaminação dos ambientes internos por poeira. Que tipo de doença a poeira pode gerar em Marte? Considero que essa possa ser uma das principais ameaças à saúde em Marte e na Lua.
Mais informações podem ser encontradas em www.HabitatMarte.com.

Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende
Executivo-chefe - 
Habitat Marte

No comments:

Post a Comment

Space Habitat Event - July, 1st-3rd 2022 – CALL FOR PAPERS

  Space Habitat Event - July, 1 st -3 rd  2022 – CALL FOR PAPERS Space Habitat Event  is an international event dedicated to debate the oper...