Você tem chance de no Brasil ser um dos primeiros astronautas análogos, participando de uma experiência de simulação de estar em uma estação espacial, como serão aquelas em funcionamento na Lua e em Marte.
O Habitat Marte é um dos projetos mais inovadores no estímulo ao desenvolvimento de competências na área aeroespacial. Esperamos que a partir da experiência de simulação seus participantes se interessem por carreiras acadêmicas e profissionais relacionadas à área espacial.
Temos o interesse de criar uma nova geração de pessoas interessadas pela ciência e tecnologia, vendo no conhecimento uma ferramenta de colaborar para o desenvolvimento sustentável. Acreditamos que a experiência no Habitat Marte seja motivador para seus participantes se empoderarem e ampliarem a visão, a partir de uma experiência espacial, que podem mudar o mundo, colaborando para um mundo mais próspero.
O Habitat Marte se inspirou na Mars Desert Research Station (MDRS) em funcionamento no estado de Utah. Diferente da iniciativa em operação nos Estados Unidos, a experiência no Rio Grande do Norte funciona no semiárido, onde chove em alguns períodos no ano. A estação Habitat Marte se localiza na zona rural da cidade de Caiçara do Rio do Vento, a 100 km de Natal, na BR 304.
Na experiência do Rio Grande do Norte estamos interessados em conceber sistemas que colaborem para se ter um sistema autossustentável / circular no qual seja gerada a própria energia, que se recicle os resíduos gerados e que se produza o próprio alimento. No Habitat Marte estamos comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias sociais como: estufas, forno solar, cisternas, aquaponia, filtros de água e estufas. Nosso desafio é desenvolver tecnologias que sejam aplicadas tanto ao espaço quanto no semiárido nordestino, ou outras regiões ameaçadas pela escassez hídrica e secas.
Ao longo de 2017/2018 foram realizadas 8 missões com 14 participantes, totalizando uma carga horária de 237 horas, ou 19 dias de missões. Essas atividades geraram um grande volume de dados, o que tem permitido proporcionar uma variedade de estudos e publicações.
Durante as missões no Habitat Marte foram realizadas atividades como: 1 - Coleta de amostra de solo e minérios; 2 - Observação astronômica; 3 – Avaliação e melhoria dos sistemas de apoio à vida no Habitat Marte; 4 – Teste, melhoria e avaliação dos trajes espaciais e do Módulo Autônomo de Resfriamento Sustentável; 5 – Realização de Atividades Extra-veiculares (EVA); 6 – operacionalização de atividades intraveiculares (IVA), ações realizadas no interior da estação; 7 avaliação de aspectos comportamentais dos membros da missão; 8 – Elaboração de relatórios; 9 – Mapeamento dos processos operacionais; e 10 - desenvolvimento de artigos comunicando os resultados gerados nas missões.
Podem se candidatar às missões de pesquisa estudantes de universidades, professores e profissionais em geral. As equipes podem ser de até 4 a 5 membros que devem apresentar propostas de pesquisas individuais ou em conjunto. CASO NÃO TENHA UMA IDEIA DO QUE PODE SER PESQUISADO, PODEMOS APRESENTAR ALGUMAS SUGESTÕES.
No Blog do Habitat Marte (www.HabitatMarte.com) podem ser encontradas mais informações sobre as missões do ano 2019.
As datas das missões em 2019 são:
Missão 9 – 08 a 09/02/19
Missão 10 – 08 a 09/03/19
Missão 11 – 29 a 30/03/19
Missão 12 – 30/04 a 01/05/19
Missão 13 – 30 a 31/05/19
Missão 14 – 26 e 27/06/19
Missão 15 – 9 e 10/07/19
Missão 16 – 30/08 a 01/09/19
Missão 17 – 20 a 22/09/19
Missão 18 – 30 a 31/10/19
Missão 19 – 21 a 23/11/19
Missão 20 – 2 a 3/12/19
É possível que algumas das datas necessitem de mudança ao longo do ano.
Encorajamos a leitura do edital no endereço www.HabitatMarte.com.
O formulário de inscrição a ser preenchido encontra-se em:
Está prevista uma taxa para estudante de R$ 150,00, voltada ao custeio parcial das despesas envolvidas na missão. R$ 300,00 é o valor para professores e profissionais. O valor refere-se ao transporte até a estação, assim como a hospedagem na estação. CONSULTE SOBRE A POSSIBILIDADE DE PAGAMENTO COM CARTÃO DE CRÉDITO CASO NÃO SEJA POSSÍVEL A TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA. Os referidos valores ajudam parcialmente no funcionamento do Habitat Marte. Os dados para o depósito são:
Dados bancários:
Banco do Brasil
Agência: 2874-6
Conta corrente: 338.969-3.
Titular: Julio Francisco Dantas de Rezende
CPF: 938.079.294-87.
Os gastos com alimentação serão rateados entre os membros da missão. A alimentação será adquirida em um supermercado da escolha dos membros da missão. O cardápio da missão será definido na Reunião de Preparação da Missão (RPM) que ocorrerá antes da missão em data e horário a ser combinado. Será criado um grupo do Whatsapp com a participação apenas dos membros da equipe com o propósito específico de organizar detalhes da missão.
Os participantes receberão certificado de participação informando a carga horária da missão.
A seguir compartilho alguns links de vídeos já disponíveis no Youtube que auxiliam a compreender as atividades e pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Habitat Marte.
Pesquisador brasileiro visita estação no deserto que simula planeta Marte "Fantástico":
https://www.youtube.com/watch?v=wFwIRd62GMg&t=70s
Programa Tela Rural 2018 .25 - Matéria Habitat Marte:
https://www.youtube.com/watch?v=t_yvuETgRck&t=61s
Habitat Marte – Missão 8:
https://www.youtube.com/watch?v=_75AnSzUV_c
Julio Rezende - Habitat Marte Brazil - 21st Annual International Mars Society Convention
https://www.youtube.com/watch?v=OoF0T6Dlxlk
O Habitat Marte apresenta um programa de melhoria contínua que expressa um comprometimento em sempre melhorar a experiência de simulação de uma estação espacial. Colabore conosco no aperfeiçoamento dessa experiência.
Aguardo a sua confirmação de participação de uma das missões a serem realizadas em 2019, conforme calendário supracitado.
Desde já coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos.
Com apreço,
Prof. Julio Francisco Dantas de Rezende
Coordenador do Habitat Marte
Departamento de Engenharia da Produção (DEP)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Telefone: 84 99981-8160.
www.HabitatMarte.com
No comments:
Post a Comment